segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Uma viagem de Lucas S. Ferreira!



    Esta simpática foto, datada de há dois anos, mostra o escritor brasileiro, Lucas S. Ferreira, numa viagenzinha que ele fez entre Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013, analisando os hieróglifos de uma secção do templo de Seti I, em Abido. Autor da obra, "A Lei do Sofrimento"e de outros artigos e projetos sobre o Antigo Egito, é um entusiasta e um dos principais dinamizadores do site antigoegito.org.

    Coloco aqui esta foto para relembrar que a antiga civilização faraónica continua a ser um mistério, uma atração, um chamariz para pessoas de todo o Mundo e que está, em parte, ligada à nossa própria civilização ocidental, pelo que ao conhecê-la, conhecemos um pouco mais de nós próprios. Assim, e de acordo com o que este autor destaca:

"Se você quer realmente conhecer uma civilização, viva o que ela viveu..."

1 comentário:

  1. O que está fazendo o viajante e escritor brasileiro Lucas S. Ferreira é o que nós faremos em breve, em finais de março, durante a nossa visita de estudo ao Egito, quando estivermos em Abido (onde a foto foi tirada).

    De facto, e ao contrário de muitos outros grupos, nós temos o hábito de rematar o nosso percurso cultural no país do Nilo com uma visita ao templo hathórico de Dendera e ao templo-cenotáfio de Seti I em Abido.

    Também nós estaremos junto desse grande bloco de calcário à entrada do complexo templário de Abido, para ler as inscrições hieroglíficas que ainda sobrevivem em duas linhas horizontais: na de cima está o nome de Ramsés II e na de baixo o de seu filho Merenptah.

    O viajante está a apontar para o meio do texto, depois de ter lido a primeira parte que diz: o rei do Alto e do Baixo Egito Baenré-meriamon (4.º nome do rei); e eis que o dedo dele incide sobre o título de filho de Ré, senhor das coroas (neb khau), para depois ler o nome Merenptah-hetephermaet.

    ResponderEliminar