domingo, 13 de dezembro de 2015

Hatnefer, mãe de Senemut


  Estas fotografias mostram alguns dos pertences funerários de Hatnefer, mãe do arquiteto, escriba, conselheiro e funcionário favorito da rainha-faraó Hatchepsut. Entre cadeiras, amuletos e outras posses, Hatnefer destaca-se pela sua belíssima máscara fúnebre, cuidadosamente preservada.
  
   De Hatnefer, conhece-se pouco, exceto o que se descobriu do seu túmulo conjunto com o marido, Ramés, junto à capela de Senemut, seu filho, na necrópole tebana, perto do templo de Deir-el-Bahari, construído pela rainha-faraó. De Ramés, aparentemente ela teve três outros rapazes (Minhotep, Amenhemat e Pairy) e  e duas raparigas (Ahotep e Neferthor), mas os destinos destes são largamente desconhecidos.

   A família de Senemut parece ser oriunda de Iuny (atual cidade de Armant), 16 quilómetros a sul da capital de Tebas-Uaset. Especula-se, através dos achados, que Ramés e Hatnefer fossem um casal de posses modestas, mas alfabetizados, pelo que se pensa que tinham plena consciência em fornecer aos seus filhos - especialmente Senemut - uma educação letrada. 

   Quando Hatnefer morreu, viúva e com uma certa idade, pelo 7º ano de reinado de Hatchepsut. o já bem sucedido Senemut pôde organizar um túmulo mais elaborado para ambos os pais, o que possivelmente atesta a modesta condição material da família anterior ao êxito profissional do seu mais célebre membro.

Sem comentários:

Enviar um comentário