sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hicsos- Sua influência na história do Antigo Egito

Às vezes o que aparentemente é mau pode ter, no fim, uma influência bem positiva.
Aqui deixo um exemplo...
Se o asteróide que caiu há 65 milhões de anos na região do Iucatão não tivesse acertado na Terra, ainda hoje provavelmente os dinossauros por aqui andavam e nós nunca teríamos hipótese de aqui estar...

Mas aonde é que eu quero chegar?

No fim do Império Médio (XIII dinastia) o poder dos faraós decai significativamente, ao mesmo tempo que aumenta de modo si
gnificante a influência dos nomarcas e chefes regionais. No Baixo Egito começaram a chegar, ao longo de várias décadas, povos nómadas algo heterogéneos, de origem asiática, a quem mais tarde se chamou de Hicsos.
Esses povos eram culturalmente menos desenvolvidos que os egípcios, mas em determinada altura, por possuírem uma técnica militar mais evoluída, nomeadamente o uso de cavalos com carros de combate e arcos de flechas mais potentes e precisos, infligiram uma pesada derrota, pelo que a XV e XVI dinastias foram dominadas por faraós hicsos.
A sua presença no Egito teve, no entanto, alguns pontos positivos, pois trouxeram muitas inovações tecnológicas que passaram a fazer parte do património egípcio.
O faraó Ahmés, fundador da XVIII dinastia, combateu e venceu finalmente
os Hicsos, mas beneficiaram dos conhecimentos adquiridos e permitiu o início de um novo período de desenvolvimento, a que se chamou Império Novo.

3 comentários:

  1. Bem postado Jorge, mostra bem que o Egipto não é uma unidade encapsulada no vale do Nilo, imagem que muitas vezes erradamente passa. Tiveram, como todos os povos, relações com outras civilizações, e dificilmente poderemos avaliar todas as dinâmicas sociais que daí decorreram. Só tenho alguma dificuldade em aceitar o argumento de quem é o "mais civilizado"! Sob pena de resvalarmos para uma apreciação "etnocêntrica", julgo que não devemos dizer que uma sociedade é melhor que a outra, na realidade o que temos são diferentes níveis de complexidade, extremamente difíceis de compreender.

    ResponderEliminar
  2. O nosso amigo António tem razão no comentário sensato que faz à postagem do nosso sunu. De facto os Hicsos até introduziram no país do Nilo novidades a nível tecnológico - mas não introduziram o ferro, que só mais tarde se tornou de uso comum no Egipto.

    Convém ainda alertar para outro aspecto da postagem hicsa: é que a imagem apresentada como sendo o faraó Ahmés a expulsar os Hicsos não é. Trata-se da reprodução «modernizada» de um conhecido relevo do faraó Ramsés II na batalha de Kadech.

    ResponderEliminar
  3. Após algumas modificações ao texto original e substituição da 2ª imagem que, desta vez, penso corresponder ao carro de guerra pertencente ao faraó Tutankhamon, acho que melhorou globalmente o conteúdo...
    Mais uma vez os meus agradecimentos aos atentos escribas do Faraó e Companhia.

    ResponderEliminar