sexta-feira, 24 de junho de 2011

O SENTIDO DA HISTÓRIA
















Entre 1858 e 1926 as escavações em Abydos foram orientadas principalmente por dois arqueólogos: Auguste Mariette e Flinders Petrie, cujas personalidades e métodos não podiam ser mais distintos.
Mariette, nomeado em 1858, primeiro chefe da Organização de Antiguidades Egípcias, recuperou em Abydos, desde 1858 até 1861, uma vasta quantidade de materiais e publicou sobre o sítio os primeiros relatórios arqueológicos significativos. Morreu em 1881, um ano depois de Petrie visitar o Egipto pela primeira vez.
Petrie promoveu escavações meticulosas e focalizadas por 2 vezes: 1899-1903 e 1921-22. Supervisionava pessoalmente as escavações, em proximidade com os assistentes. Apesar das excentricidades, era muito respeitado. Foi Petrie que identificou, perto do Templo de Khentamentiu, que mais tarde se apelidaria de Osíris, uma povoação de tamanho considerável, a que está associado um importante cemitério, onde desde a Dinastia O até à II Dinastia foram sepultados muitos Reis do Egipto e seus antecessores.
O Museu Petrie em Londres tem mais de 80000 objectos reportados ao Vale do Nilo.

3 comentários:

  1. Na verdade Flinders Petrie foi um dos grandes egiptólogos do século XIX e inícios do século XX. E se Auguste Mariette, que o antecedeu em grandes escavações no Egipto, ficou conhecido como o homem da «arqueologia horizontal», Flinders Petrie foi o inovador da «arqueologia vertical».

    Entre os muitos sítios onde Petrie escavou merece relevo a necrópole de Abido, onde viveu em condições difíceis - apesar de ter o apoio directo da esposa, que se vê na fotografia inserida em cima, partilhando as dificuldades da vida do arqueólogo.

    Complementando o texto do nosso amigo escriba e viajante Jorge Mateus, recomendaria a leitura do artigo «Petrie» no Dicionário do Antigo Egipto (pp. 682-683).

    ResponderEliminar
  2. Da visita a esse museu lembro-me de três coisas: do intimismo do museu (começando pela entrada...), da colecção infindável de cerâmica e de certa senhora já entrada, pintando determinado pedaço de baixo-relevo (ou seria alto?).

    ResponderEliminar