terça-feira, 12 de julho de 2011

Napoleão em Guiza


«Napoleão alinhou os seus homens de forma a que ficassem fora da linha de fogo. Depois, apontando para as pirâmides, exclamou, quando a batalha ia começar:

- Soldados, quarenta séculos vos contemplam!»



Em «A Vida de Napoleão», por H.E. Marshall, Edições Europa

2 comentários:

  1. Após a sua vibrante proclamação piramidal em Guiza, a vitória de Napoleão na batalha das Pirâmides não foi difícil contra um exército antiquado de desordenados mamelucos (1798).

    O pior veio depois, quando a frota de guerra francesa foi destruída na batalha naval de Abukir e os franceses fracassaram na tentativa de conquistar a Palestina e a Síria.

    Em Novembro de 1799 Napoleão fugiu para França, abandonando o exército à sua sorte, e pouco depois os ingleses desembarcaram no Egipto e expulsaram de lá os franceses (1801).

    Resultado: metade dos mais de trinta mil homens da expedição desapareceram no fracasso político-militar que foi o empreendimento, merecendo no entanto destaque o sucesso científico que mais tarde culminou na publicação da Description de l'Égypte (já postada no blogue há algum tempo).

    ResponderEliminar
  2. Essa frase de Napoleão foi aproveitada dois séculos depois de ele as dizer: no famoso filme de banda desenhada "Astérix e Cleópatra" de 1968 em que os heróis chegam a Guiza, o venerável druida Panoramix diz a mesma coisa, mas com umas pequenas diferenças: "Do alto dessas pirâmides, vinte séculos vos contemplam!"

    E também temos a explicação de como a Esfinge ficou com o nariz partido e desaparecido! (foi o Obélix ao escalá-la, ahahaha)

    ResponderEliminar