quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novidades para Setembro

Depois das «férias grandes», de onde por certo regressaremos mais bronzeados e rejuvenescidos com o Heb-sed estival, temos novidades: a saída de um livro intitulado Os Grandes Faraós do Antigo Egipto (da editora Esfera dos Livros), onde se fala do rei que na imagem se vê no meio da sua família, e a abertura da exposição egípcia na Reitoria da Universidade do Porto marcada para o dia 22 de Setembro, uma quinta-feira.


E a propósito, quem é o faraó que está na imagem, e quem é a sua família que o acompanha?

5 comentários:

  1. Ai, ai, ai...mesmo com o risco de uma chibatada feroz, arrisco: trata-se da tríade tebana, Amon, Mut e Khonsu...e o Faraó é...Ramsés II?! Ai, ai,ai...

    ResponderEliminar
  2. A nossa esforçada e prendada escriba Teresa acertou na identificação desta imagem captada no templo de Karnak: é de facto Ramsés II ajoelhado perante o deus Amon entronizado, vendo-se à esquerda a deusa Mut e à direita o jovem deus lunar Khonsu.

    Note-se que o faraó exibe a elegante coroa azul kheprech, que aqui já perdeu a cor, e está a receber do grande deus tebano ceptros e os símbolos do Heb-sed, na presença de Mut (com as duas coroas do Alto e do Baixo Egipto) e de Khonsu (com a sua trança da juventude e duas luas na cabeça, uma cheia e outra crescente).

    Na verdade, trata-se da petrificação da cerimónia mágica do Heb-sed, para que o faraó se revigore - e como se não bastasse a dádiva de Amon, a deusa Mut ainda exibe, pendurados de um ramo de palmeira, vários símbolos do festival Sed.

    ResponderEliminar
  3. Eu tive Egiptologia e passado um ano, mal me lembrava dos significados dos hieróglifos. Não esqueci de tudo, mas de muito já não me lembro. Se me pedissem para ler a cartela real, ficava completamente perdido!

    ResponderEliminar