domingo, 31 de julho de 2011

O peixe oxirinco

O último número da revista Nilus, da Societat Catalana d'Egiptologia, mostra na sua capa esta sugestiva imagem do peixe oxirinco, ou peixe-gato (Mormyrus kannune), um animal sagrado porque é um relicário vivo: é que este teleósteo guarda, segundo o mito, no seu interior o divino falo de Osíris, que engoliu depois das patifarias do malvado e invejoso Set.

Entre os vários peixes que abundavam no rio Nilo muitos eram comestíveis, mas este exemplar não era consumido devido ao seu estatuto de sagrado contentor do falo perdido de Osíris, pelo que hoje ninguém sabe qual o verdadeiro sabor desta inacessível iguaria da cozinha egípcia...

Ou será que algum dos escribas do blogue o provou e pode testemunhar o seu inefável sabor?

5 comentários:

  1. Acho que há um certo restaurante ali para as bandas de Algés que tem como especialidade da casa o tal peixe oxirinco...

    ResponderEliminar
  2. Bem me lembro de o Professor nos relatar esse mito a respeito do peixe oxirinco. Resta saber o que o pobre animal fez ao falo de Osíris, se sobreviveu ou morreu engasgado. Eu acho que esse peixe não fazia parte da ementa egípcia antiga mais por receio das pessoas se engasgarem com o dito falo numa refeição!!! -)

    E se existe um restaurante nas bandas de Algés que o serve, digam qual é, para eu NÃO ir!

    ResponderEliminar
  3. Com tudo isto esqueci-me de dizer por que razão apareceu na capa da revista Nilus este perturbador peixe - para uns um relicário sagrado, para outros um pitéu salutífero de gosto desconhecido.

    É que este exemplar de bronze, cuja iconografia o apresenta com cornamenta divina a envolver o disco solar, foi descoberto recentemente nas escavações que decorrem em El-Bahnasa, a antiga Oxirinco, 180 quilómetros a sul do Cairo (província de Beni Suef).

    No local está uma equipa da Universidade de Barcelona, escavando sob a direcção do Professor Josep Padró, com a colaboração da Universidade de Montpellier, merecendo relevo os vestígios de uma grande necrópole da XXVI dinastia (período saíta).

    ResponderEliminar
  4. Eu juro que não digo quem já o provou... LOL

    ResponderEliminar