sábado, 2 de julho de 2011

Pintura no Antigo Egito (parte 1/2)

.
Nenhum outro povo utilizou o desenho e a pintura como fizeram os antigos egípcios. A pintura, no antigo Egito, tinha características muito próprias e facilmente reconhecíveis por todos na esmagadora maioria dos casos. Essas normas, que cedo se impuseram, foram depois seguidas com uma grande estabilidade ao longo de vários milénios.
Mesmo quando hoje em dia encontramos belíssimos baixos-relevos, sem qualquer adição de cor, não nos podemos esquecer que na época eram profusamente pintadas com cores intensas e que elas próprias tinham, para os antigos egípcios, significado especial.
Aqui ficam os principais princípios utilizados na representação a duas dimensões:

1-Lei da frontalidade - em que o tronco humano era representado de maneira frontal, sendo a cabeça e os membros representados de perfil, com exceção do olho que também era apre
sentado frontalmente. No caso dos animais, estes eram também representados de perfil, pois esta era a forma melhor para serem facilmente identificados.

2-Princípio da variação de dimensões - As leis da perspectiva não eram utilizadas. O tamanho das figuras humanas variava conforme a hierarquia. Assim, o faraó, os deuses ou o indivíduo dono do seu túmulo eram representados muito maiores que os outros indivíduos. A seguir eram representados progressivamente em menor dimensão os sacerdotes, depois os soldados e em último lugar o povo.
Também os filhos eram representados muito pequenos, ficando muitas vezes na parte de baixo das cadeiras e não ultrapassando os joelhos da figura principal.
Caracteristicamente qualquer indivíduo representado sentado seria a figura mais importante nessa pintura.

3-Princípio da idealização - A pintura era fortemente idealizada e conceptual. Isso podia-se ver pela forma como representavam as mãos ou os pés (como exemplo, habitualmente, víamos 2 pés esquerdos ou 2 pés direitos, pois o que importava era o conceito geral de pé com o dedo grande virado para o observador assim como o escavado do pé também visível).
Na maioria dos casos os indivíduos mais importantes eram representados com a aparência de adultos jovens, pois era assim que desejavam preservar a sua imagem.

a continuar...

3 comentários:

  1. No contexto deste tema, aqui atempadamente trazido pelo nosso sunu Jorge Pronto, recomenda-se a leitura de um artigo do Prof. José das Candeias Sales publicado no volume Arte Pré-Clássica, com o título «A pintura no Egipto antigo - entre convenções de representação e princípios de expressão gráfica: uma arte intelectual» (2007, pp. 175-195).

    ResponderEliminar
  2. Ou muito me engano, ou a primeira imagem que nós vemos nesta página acerca da pintura do Antigo Egipto pertence a um templo que eu aprecio muito: o templo de Hatshepsut, em Deir-el-Bahari, chamado Djeser-Djeseru. Penso que é Tutmés II ou Tutmés III que está representado.

    ResponderEliminar
  3. obrigado aos criadores deste blogue, deu muita ajuda num trabalho sendo melhor que o wikipédia.$$$Mourão$$$

    ResponderEliminar