sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Múmia de museu de Lisboa única no mundo com diagnóstico de cancro


In LUSA:

«A múmia egípcia com mais de 2.000 anos, pertencente ao Museu Nacional de Arqueologia (MNA), é um caso único mundial, após lhe ter sido diagnosticado um cancro na próstata, adiantou à Lusa o investigador Carlos Prates.

Após exames de tomografia que permitiram reconstituir, a três dimensões, todo o corpo mumificado, foi dignosticado a esta múmia, com cerca de 2300 anos, um cancro na próstata com extensões ósseas.

"É um caso único, sendo provavelmente o segundo mais antigo conhecido. Há um achado referente à mesma hipótese nuns ossos muito degradados encontrados na Sibéria, cujas análises presumem que as razões de morte tenham sido cancro na próstata, mas não há radiografia, nem imagens, e dão a idade de 2700 anos; a múmia de Lisboa tem à volta de 2300 anos", disse à Lusa o médico radiologista Carlos Prates, coordenador da equipa clínica.
»

6 comentários:

  1. Excelente post do imagiólogo Paulo!
    Achei muito interessante esta notícia em que foi documentado um carcinoma prostático metastizado ao osso (veem-se perfeitamente os focos de condensação metastáticos nas vértebras 12ª dorsal e 2ª e 4ª lombares).
    Já agora não resisto...
    Este infeliz sacerdote(?) que tanto sofreu nos últimos anos de vida, terá ele, ao alcançar a eternidade, ficado livre dessa maleita?

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge, não, entregou-a a um chauabti, =)

    ResponderEliminar
  3. Em virtude do tom nada cordato, mesmo ofensivo, de certo comentário feito pelo Oriente Antigo ao post em apreço, a partir de hoje, e para grande consternação deste faraó, todos os comentários passam a ser moderados. O dito comentário foi suprimido, obviamente.

    ResponderEliminar
  4. Bela postagem do nosso diligente escriba cinéfilo e imagiólogo Paulo Ferrero, com uma resposta propositada do nosso sunu Jorge Pronto e um subtil comentário do nosso sempre atento escriba António Luís.

    Na verdade, os felizes defuntos não teriam maleitas no Além, onde seriam eternamente jovens e belos, e para trabalhar lá estavam os chauabtis - é tudo uma questão de fé, e eles acreditavam mesmo!

    ResponderEliminar
  5. O comentário anterior surgiu como sendo de um Anónimo por lapso.

    ResponderEliminar
  6. O mérito essencial de todo o trabalho de estudo das múmias animais e humanas do Museu Nacional de Arqueologia, que agora se concluiu com sucesso, cabe sem dúvida ao empenhado dinamismo do Dr. Carlos Prates, médico radiologista do IMI, que tem liderado todo o processo iniciado há cerca de três anos.

    Com ele estiveram os seus colegas radiologistas Dra Sandra Sousa, também do IMI, e Dr. Carlos Oliveira, do IPO, membros de uma equipa interdisciplinar que incluia o Dr. Luís Raposo, diretor do Museu Nacional de Arqueologia, Dr. Álvaro Figueiredo, bioarqueólogo do University College, Londres, e o escriba deste comentário, como egiptólogo (a quem interessam os corpos mumificados quando ainda estavam vivos).

    Foi ainda criado um núcleo de assessores científicos para o Lisbon Mummy Project, com a Professora Salima Ikram, da Universidade Americana do Cairo, Professor Rogério Sousa, do Instituto Superior de Ciências da Saúde, e Dr. Mathias Tissot, conservador do Museu Nacional de Arqueologia.

    ResponderEliminar