domingo, 1 de janeiro de 2012

Quem foi este homem?


A imagem aqui exibida mostra um destacado alto funcionário do Império Novo, cuja importância como sábio será tão considerável que na época ptolemaica virá a ser objecto de culto ao lado de Imhotep, famoso arquiteto da Pirâmide de Degraus.

Quem foi este homem? Desafio os estimados colegas a descobrirem! Para o vencedor um cone de perfume ou mosca de ouro!

Boa sorte!

11 comentários:

  1. Só vou dar mais uma achega...
    O seu pai foi Hapu e a sua mãe foi Itu... e mais não digo...

    ResponderEliminar
  2. Afinal até digo...
    Tenho uma boa razão para não dizer o nome do faraó da XVIII dinastia para quem trabalhou...
    E saberão porquê?

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, enviei um comentário com uma conta do blogger que não me pertence, peço que eliminem o meu comentário anterior.

    A resposta correcta, julgo eu, é Amenhotep. Trabalhou para o faraó Amenhotep III (esta foi a razão do comentário de Jorge Pronto, quando diz que tem uma boa razão para não dizer o nome do faraó lol). Começou como escriba e tornou-se vizir. Será?

    Ana C

    ResponderEliminar
  4. Agora estou um tanto embaraçado: o Jorge já sabia embora não tivesse dito! Mas a nossa amiga Ana C foi explícita e clara na resposta! A quem dou o prémio? LOL

    ResponderEliminar
  5. Já sei: dou prémio aos dois. Ao Jorge por saber mas não dizer leva a "mosca de ouro" enquanto a Ana C leva um cone de perfume! Que tal?

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Fernando!
    Já que me foi oferecido essa sublime condecoração, e achando que o cone de perfume está muito bem entregue à Ana C., vou completar um pouco mais a resposta, para merecer a insígnia.
    R: Amen-hotep filho de Hapu, é assim conhecido para se diferenciar do seu homónimo faraó Amen-hotep III, de quem foi o seu arquiteto chefe.
    Das suas grandes construções destaco entre muitas: O templo de Amon em Lucsor; o 3º pilone do templo de Karnak; o palácio real de Malkata e o seu templo funerário de onde sobraram os célebres Colossos de Memnon que não eram mais que as gigantescas estátuas de Amen-hotep III que se encontravam na sua entrada.
    Viveu bastante tempo, até aos 80 anos, e foi divinizado já no período ptolemaico da mesma forma que outro seu colega do Império Antigo, Imhotep.

    ResponderEliminar
  7. Ah boa! ;) Obrigada pela informação extra também... :)

    Ana C.

    ResponderEliminar
  8. gente não sou nenhuma expert em história do egito mas se não estou enganda,a figura desse escriba apresenta traços afro-asiáticos? O cabelo está cheio de bolinhas tipo um rastafari, o nariz largo a boca com lábios grossos e os olhos oblícos? Pude ver estátuas com caracter´siticas européias, mas muitas com características asiáticas e afro, como é que se dá essa mistureba?Tem ,mais, veja o abdomem muito flácido esse cara não era um militar como muitos nobres do egito, será que ser escriba era mesmo uma posição elevada? A postura dos nobres egípcios é na maioria das vezes imponente mas esse cara tem umsemblante de submissão. Que coisa estranha, isso tudo não bate com o que dizem sobre ele.

    ResponderEliminar
  9. Em relação ao comentário da Márcia, vou dar a minha opinião:
    Aceito que o escriba e arquiteto real tenha na realidade traços fisionómicos tipo "Afro", o que não será de espantar uma vez que a civilização egípcia é de facto africana e sabe-se que uma parte da população da altura teria essas características, mas não asiática.
    Quanto ao aspeto do cabelo, era certamente uma peruca à maneira como alguns juízes dos nossos dias usam em determinadas circunstâncias. O mais provável era ter a cabeça totalmente rapada.
    Quanto ao abdomen com adiposidades, repare que nessa altura só os ricos podiam apresentar-se dessa forma, dando exatamente a idéia de viverem no meio de abundância.
    Quanto à postura, parece-me que ele está a escrever (embora tenha desaparecido o estilete para a escrita, a posição da mão é esclarecedora) e por isso, a meu ver, justifica que o olhar esteja para baixo, e não para a frente como no caso dos conhecidos escribas do Louvre e do Cairo.

    ResponderEliminar
  10. A civilização egípcia não representava as pessoas segundo a NOSSA maneira de ver o mundo mas sim segundo a maneira DELES verem o mundo, por isso a estátua representa um dignitário egípcio com uma das poses mais nobres, mais dignas e mais solenes que se podia desejar.

    O texto hieroglífico gravado na base da estátua esclarece que ela foi feita «para o ka do nobre (iri-pat), governador (hatiá), escriba real (sech-nesu) Amen-hotep, justificado», que está representado como um grande escriba e até tem a paleta de escriba no seu ombro esquerdo.

    O nosso prestimoso sunu Jorge Pronto já tinha esclarecido muito bem a nossa leitora Márcia Regina, a quem se solicita para ter mais cuidado com a escrita, revendo com cuidado o seu texto antes de o publicar e o submeter à leitura de centenas de pessoas.

    ResponderEliminar
  11. Amen-hotep, o homem de confiança de Amen-hotep III, louvada seja Sechat, pois graças a ela podemos saber sobre este valoroso homem, deixou-nos por via da sua arte uma valiosa informação sobre a sua vida e sobre a subida ao mais alto grau, desde escriba do rei, até chefe de todos os trabalhos do rei. Teve o que podemos apelidar de carreira de grande sucesso.

    ResponderEliminar