domingo, 12 de fevereiro de 2012

Livro dos Mortos


O Livro dos Mortos não é propriamente um livro tal como hoje em dia nós imaginamos. De facto era um longo rolo de papiro, com muitos metros de comprimento (podia ultrapassar os 30 metros) onde se encontravam registados uma coletânea de magias, hinos e orações  para assegurar a passagem do falecido para o mundo do Além (os Campos de Iaru).
Trouxe-vos a imagem de um Livro dos Mortos em excelente estado de conservação, escrito em hierático,  do Período Ptolemaico (350 a 250 a.C.) que está exposto no Metropolitan Museum em Nova Iorque e  que pertenceu a um sacerdote de nome Imhotep.


Aqui destaco também a imagem correspondendo ao famoso capítulo 125 com a cerimónia da  pesagem do coração no tribunal de Osíris, bem como a representação da mítica fera Ammut, um ser híbrido de crocodilo, leão e hipopótamo, temida por qualquer antigo egípcio.




5 comentários:

  1. Existe alguma boa versão do Livro dos Mortos, em português ou inglês, que possam recomendar? Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta!! Se gloogares um pouco vais encontrar certamente vários.
    Recentemente comprei um excelente livro (na livraria do Metropolitan Museum). É uma edição de luxo de capa dura com 29 x 28,5 cm e 320 páginas e o seu título é..."Journey Through the Afterlife- Ancient book of thr dead" publicado pela Harvard University Press.
    Custou-me 35 dolares o que me pareceu um bom preço atendendo à qualidade da obra.
    Aqui fica o link...
    http://www.hup.harvard.edu/catalog.php?isbn=9780674057500

    ResponderEliminar
  3. Excelentes imagens de apresentação do papiro do Livro dos Mortos, Jorge, sabia que era longo, mas não imaginava tamanho comprimento! Muito obrigado pela postagem!

    ResponderEliminar
  4. Só tenho pena dos irritantes reflexos provocados pela ténue luz dos focos luminosos nos vidros protetores do papiro... Por muito que se tente não há meio de os evitar completamente.

    ResponderEliminar