sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mais descobertas

Cito "A equipe de pesquisadores da Universidade de Jaén que desde faz um mês trabalha na necrópole de Qubbet o-Hawa em Asuán (Egito) colheu seus primeiros resultados, com o achado de vinte múmias de diferentes períodos, bem como uma grande quantidade de material arqueológico", fim de citação.

3 comentários:

  1. Afinal as areias do Egito ainda têm muito para descobrir! Obrigado por esta notícia, António, será mais uma peça importante na compreensão da cultura funerária egípcia na região de Assuão.

    ResponderEliminar
  2. Alguns dos egiptólogos espanhóis da Universidade de Jaén que têm escavado em Qubbet el-Hawa, perto de Assuan (Assuão), apresentaram os resultados parciais do seu trabalho durante o IV Congresso Ibérico de Egiptologia que teve lugar em Lisboa em Setembro de 2010.

    Esta oportuna notícia vem reforçar as comunicações então apresentadas no Congresso, e é bem provável que mais descobertas posam ocorrer nos túmulos da área que datam do Império Médio mas que foram reutilizados em épocas posteriores.

    Desde já se pode anunciar que o volume I das Actas do IV Congresso insere os seguintes artigos sobre o assunto: «Proyecto Qubbet el-Hawa: la tumba nº 33» (de Alejandro Jiménez Serrano) e «Sarcófagos y ataúdes de Qubbet el-Hawa» (de Yolanda de la Torre Robles).

    ResponderEliminar
  3. No Egito quase podemos dizer... cada sachadela ... cada minhoca (ou seja um artefacto antigo) LOL
    A foto também está muito gira.

    ResponderEliminar