domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Pedra de Roseta e Champollion

O MNA ofereceu a oportunidade de assistirmos a uma excelente conferência, melhor: um encontro de amigos, para ouvirmos falar (e falarmos) da Pedra de Roseta e daquele francês que dedicou uma vida inteira à descoberta de um tipo de escrita quase indecifrável... Obrigada ao Prof. Luís Manuel Araújo e ao
Doutor Tello Canhão.

5 comentários:

  1. Estas atividades culturais no Museu Nacional de Arqueologia têm sido possíveis graças ao bom intercâmbio existente entre a Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto (ACAPE) e o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA).

    Desta feita trata-se de um ciclo de filmes comentados tendo por tema a egiptologia nos seus passos iniciais, anunciando-se desde já a próxima sessão a ter lugar no próximo dia 3 de Março, sábado, às 15 horas, com entrada livre.

    O filme tem por título «Aventureiros e Saqueadores», sendo apresentado e comentado pela Mestre Alexandra Diez de Oliveira - lá estaremos então no Museu Nacional de Arqueologia para ouvir, ver e debater.

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me por vezes se essa pedra não tivesse existido, será que alguma vez conseguiríamos tão facilmente descobrir a chave para a decifração da escrita hieroglífica? Não sei a resposta, mas ainda bem que foi descoberta, assim foi para alegria dos arqueólogos, dos historiadores e prazer dos aficionados pelo Antigo Egito!

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao comentário do nosso amigo Fernando tenho a acrescentar que alguns anos depois da descoberta e posterior decifração da Pedra de Roseta se descobriu uma estela que se denominou Decreto de Canopo do tempo de Ptolemeu III Evérgeta (287 a.C.) com o texto trilingue e praticamente completa (Museu das Antiguidades Egípcias do Cairo) e ainda outra estela com o Decreto de Mênfis do tempo de Ptolemeu IV.
    Infelizmente não encontrei imagens dessa estelas na Net

    ResponderEliminar
  4. Dessa não sabia. Obrigado, Jorge, pela informação!

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite, sou novo por estas bandas, mas um intusiasmado pelo antigo egipto, alguem me poderia ajudar quanto a compra de livros ou gramaticas para aprender a ler hieroglifos? caso exista em pt ou so existe mesmo em ingles?
    obrigado
    e um outro grandeoso obrigado pela informação contida neste blog,
    cumprimentos
    Nuno Rodrigues

    ResponderEliminar