sábado, 1 de setembro de 2012

O Faraó de Prata!


   Meus caros colegas e amigos, achei este vídeo no Youtube, sobre Psusennes I, faraó da XXI dinastia, c. de 1039-991 a.C. Lamento que esteja em inglês e sem legendas, mas ainda assim pode ter interesse para aqueles que dominam o idioma e compreendem ou conhecem um pouco a história deste monarca do Terceiro Período Intermediário, cujo reinado foi um dos mais longos e importantes da época e cujo túmulo é quase tão extraordinário como o de Tutankhamon, embora muito menos divulgado ao público em geral.

   A maior curiosidade acerca de Psusennes I advém do seu espectacular sarcófago, inteiramente feito em prata - daí em parte da designação deste documentário - e a sua fabulosa máscara de ouro, que rivaliza com a Tutankhamon em beleza e estilo. Mas o resto eu remeto para o vídeo, que espero que gostem!

4 comentários:

  1. Caro Fernando:

    O documentário é realmente muito bom, o 3ºPeríodo Intermediário, me atrai muito mais que qualquer outra época. A qualidade de manufatura e design das peças de Tânis, é incrivelmente superior e evidencia o rococó amarniano da tumba de Tutankhamon.Ainda havia cultura, religião e artes muito significativas neste peíodo dado como "dark age" no documentário. Todavia a realidade histórica dessa época é muito confusa, muitos nomes severamente repetidos criam grande dificuldade de entendimento. Prof. Kenneth A. Kichen muito se esforçou para dar ordem mínima às informações fragmentárias da XXI e XXII Dinastias em seus estudos sobre o III Período Intermediário. Inclusive elaborou o Catálogo da Coleção Egiptológica do Museu Nacional no Rio de Janeiro em dois magníficos volumes.Mas a dificuldade de se entender tantas dinastias reinando ao mesmo tempo e mais uma avalanche de faraós confusos desanima.

    Recentemente foi publicado um livro que revoluciona o entendimento dessa época," Ramessides, Medes end Persians de Emmet Sweeney , seu conteúdo dá mais importância aos chamados Povos do Mar e insere melhor o domínio persa no Egito. Partes dos livro estão disponíveis atraves do link abaixo. Se quem me lê gosta dessa fase histórica do Egito Antigo, vai se interessar pelas teorias propostas no livro.
    . Também o clássico filme polonês FARAÓN de JERZY KAWALEROWICZ sobre esta época dos Pontificado Egìpcio vale a pena ser visto.

    http://www.youtube.com/watch?v=3Wr0JbMERJA

    http://books.google.com.br/books?id=Cs4rgC8Gnq8C&pg=PA58&lpg=PA58&dq=psusennes+tomb&source=bl&ots=O4_twInYhV&sig=UOhl52AcK_iqKzr5iF-BhHrMfWY&hl=pt-BR&sa=X&ei=JANdT8O3A9OftweGz9iFDA&ved=0CHgQ6AEwCA#v=onepage&q=psusennes%20tomb&f=true

    Sempre muito bom vir aqui neste site fantasticamente português, sou filho de portugueses e adoro Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Não vou perder. Obrigada. :)

    Ana C.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, Fernando! Já vi uma parte do filme e realmente é bem interessante. Mal possa vou ver o restante documentário...
    Também gostei da intervenção muito pertinente do nosso amigo do outro lado do Atlântico!
    Um forte like para os dois! ;-))

    ResponderEliminar
  4. A todos obrigado pelos vossos comentários muito simpáticos e motivadores!

    O 3º Período Intermediário é realmente confuso politicamente com tanta fragmentação dinástica à mistura. Francamente é mais interessante centrar-mo-nos nas artes e cultura do que nas questões políticas, dada a contradição das fontes!

    E classificar essa época de "dark age" ou "idade das trevas" é realmente um tanto erróneo, afinal de contas o país, mesmo fragmentado politicamente, desenvolve-se nas áreas culturais como se podem constatar pelas riquezas de Psusennes I e outros monarcas.

    De certo modo funciona essa designação como contraste à época anterior da fabulosa XVIII dinastia, que elevara o Egito ao apogeu em todos os domínios.

    Confesso que eu pessoalmente prefiro o Império Novo, especialmente os primeiros reinados, os dos Tutméssidas, em particular o da rainha-faraó Hatchepsut.

    ResponderEliminar