sábado, 3 de maio de 2014

Adivinha


O «Almanaque Bertrand» costumava desafiar os seus leitores a decifrarem vários enigmas, intitulados "hieróglifos". Este que aqui se vê é de 1914. O hieróglifo, que tem 6 palavras, faz sentido a seguir à palavra "estar", formando com ela uma frase-feita. Quem a adivinha? - pergunta feita por Carlos Medina Ribeiro no facebook.

6 comentários:

  1. Esta agora!... Não consigo mesmo «ler» a charada que se esconde atrás do complexo «hieróglifo» postado pelo nosso escriba cinéfilo Paulo Ferrero, apesar de ter passado algum tempo do fim se semana a tentar resolver o problema.

    Desisto, à espera que algum dos escribas do blogue, mais afoito e amante de charadas, consiga elucidar os nossos leitores, na certeza de que nem o mais experimentado sacerdote e escriba do antigo Egito conseguiria ler isto.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar em vez de hieróglifo, é uma verdadeira charada indecifrável a não ser para os que já sabem a resposta. O que não é o meu caso, confesso! :)

    ResponderEliminar
  3. Hehehehe. Solução dada por Carlos Medina Ribeiro: «A solução que, como se diz, consiste na palavra ESTAR e em mais 6 palavras, é a frase-feita: «ESTAR entre a espada e a parede».»

    ResponderEliminar
  4. Ahhh.... caí numa armadilha tipicamente egípcia, porque em vez de olhar para o conjunto da imagem, com o homem e a parede murada atrás dele, limitei-me a tentar interpretar o boneco com a espada e a correia.

    Pensei que se podiam formar letras com a espada e a correia da mesma, e cheguei a vislumbrar lá um A um V, um I, um L... e assim me perdi porque usei a forma egípcia de observação (ver as coisas circunstanciadas, por aspetos), ao invés da visão grega, que é global - os Gregos viam o todo, os Egípcios detinham-se nas partes que formam o todo.

    Fiquei-me pela visão parcelar e aspetiva das coisas (geometria prospetiva), típica da arte egípcia, em vez de olhar para tudo (geometria perspetiva) que era a visão grega da totalidade das coisas.

    E aqui está uma bela «desculpa» para o deplorável fracasso em que incorri!

    ResponderEliminar
  5. Ora, como é que não vimos isso, hã?! ehehe

    ResponderEliminar