quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma descoberta feita em 2012...




   "Duas estátuas de leões que datam de mais de 2.000 anos foram encontradas nos arredores de um templo no oásis de Fayoum, localizado a 150 quilómetros (93 milhas) a sudoeste do Cairo, disse o Ministério de Antiguidades Egípcias nessa segunda-feira. As estátuas que mostram leões sentados, foram descobertas a oeste do Templo de Soknupayus, na cidade de Dimeh Al-siba em Fayoum.


   As estátuas de calcário, que remontam ao período ptolemaico (332 a.C a 30 d.C), são de 1,6 metros de altura e quase um metro de largura, mas têm diferentes aparências físicas e detalhes sobre seus corpos. As estátuas foram usadas para decorar o templo, que foi construído no período greco-romano. Mohamed Ibrahim, Ministro de Antiguidades, descreve a descoberta como tão interessante ao confirmar que o templo foi construído de acordo com um plano arquitetónico usado nos principais templos das grandes cidades e capitais."
http://antigoegito.org/estatuas-de-leoes-sao-encontradas-no-egito/

2 comentários:

  1. As interessantes estátuas leoninas descobertas na região de Faium continuam uma velha tradição egípcia de escultura de esfinges, a mais famosa das quais é a enorme Esfinge de Guiza, sendo de sublinhar que estas esfinges leoninas não estão sentadas mas sim em pose deitada.

    ResponderEliminar
  2. Só demonstra a notável estabilidade das tradições egípcias: essas estátuas foram criadas de acordo com o mesmo modelo com que a Esfinge de Guiza nos surge aos nossos olhos. Não é à toa que o Antigo Egito perdurou tanto tempo: os mesmos cânones artísticos, os mesmos temas, os mesmos motivos, as mesmas técnicas...

    ResponderEliminar