quinta-feira, 17 de março de 2011

A descoberta de Tut


«Quando Carter e Carnarvon se viram diante do corredor, ainda tapado por uma parede, mal conseguiram conter o entusiasmo. Carter removeu com cuidado algumas pedras e depois introduziu uma vela pela abertura para iluminar o espaço interior. Carnarvon, impaciente, perguntou se Carter conseguia ver alguma coisa, ao que este respondeu com as célebres palavras: "Sim, coisas maravilhosas".» (in Egipto, O Mundo dos Faraós)



Foto: «O Túmulo de Tutankhamon» (Jen Green)

2 comentários:

  1. Embora com algum atraso, aqui estou a responder à postagem evocativa da descoberta do túmulo de Tutankhamon (Tut para os amigos).

    Este ano, na visita que recentemente fizemos ao Egipto também alguns dos participantes foram visitar o acanhado túmulo de Tutankhamon, que é o nº 62 do Vale dos Reis.

    Nunca é demais insistir chamando a atenção para a modéstia do espólio funerário de Tutankhamon comparado com o que seriam os tesouros de Seti I, Ramsés II, Amen-hotep III, Tutmés III...

    E se Howard Carter ficou deslumbrado com as «coisas maravilhosas» que viu ao espreitar para dentro do túmulo de Tut o que não diria ele se se deparasse com os espólios dos grandes reis do Império Novo...

    ResponderEliminar
  2. Oi pessoal do blog...Realmente é um achado e tanto o túmulo de Tutancâmon esclareceu muitos ritos funerários que os antigos egípcios realizam para sepultar seus reis e os artefatos encontrados em sua tumba deixam claro exatamente isso além do significado simbólico, pois afinal de contas foi uma das poucas tumbas encontradas preservadas e intocadas dos saqueadores em milênios algo que outros faraós não tiveram.Howard Carter fez o que pode-se chamar de um bom trabalho e de fato:Uma descoberta e tanto..

    ResponderEliminar