segunda-feira, 7 de março de 2011

A propósito da Líbia

A foto mostra as ruínas de Ain-Asil, no oásis de Dakhla, no deserto líbio, (Egipto). Trata-se de uma ocupação com cerca de 40 hectares, final Império Antigo. A cidade seria circundada por largas muralhas munidas de torres. Os vestígios arquelogicos mostram-na dotada de edifícios administrativos, militares e religiosos. As habitações eram espaçosas, chegando algumas casas a ter 165 m2, com cozinha, padaria e quartos em redor de um pátio. Em resumo, para uma ocupação temporária, não se tratavam mal, e não era o $petróleo$.



Fonte: Andreu. G., A Vida Quotidiana no Tempo das Pirâmides, Edições 70, Lisboa, 2005

3 comentários:

  1. A colaboração do nosso escriba António com uma imagem de Ain Asil no deserto líbico (oásis de Dakhla), serve para evocar a situação difícil que hoje se vive na Líbia, que em nada afecta o vizinho Egipto, agora a entrar na normalidade, e permite também lembrar que da palavra egípcia uhat deriva a nossa palavra oásis, através do grego, como é habitual nestes casos.

    Entretanto, a ocasião é propícia para lembrar que a obra citada pelo nosso escriba, a tradução portuguesa do livro de Guillemet Andreu, A Vida Quotidiana no Tempo das Pirâmides, editada pelas Edições 70, é um trabalho muito fraco e com erros deploráveis, o que torna a sua leitura desaconselhável.

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostei muito do trabalho em seu blog. É muito legal, pois aborta temas variados sobre o Egito em seus posts. Já estou seguindo seu blog, se desejar conhecer meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

    ResponderEliminar