sexta-feira, 1 de julho de 2011

Inauguração da Avenida das Esfinges


De acordo com a notícia publicada no Blog do Dr. Hawass, à qual podem aceder através do link (título), está a ser preparada para Outubro do corrente ano a grandiosa abertura da Avenida das Esfinges.

Devidamente restaurada, a Avenida das Esfinges tem 2,7 Km de extensão e é assim denominada pois é ladeada de Esfinges em todo o seu percurso. Terá uma iluminação própria, adequada à importância arqueológica do sítio.

No templo de Karnak a Rainha Hatshepsut registou ter ali mandado construir 6 capelas dedicadas a Amon-Ré. Sucessivas construções e restauros terão sido realizados nos reinados de Akhenaton, Tutankhamon e Horemheb. Também ali se encontraram oficinas do tempo Greco-romano. O Rei Nectanebo I (30ª Din.) reconstruiu a Avenida de modo a poder ali realizar-se a procissão anual da Barca Sagrada de Amon, quando esta divindade visitava a sua divina mulher Mut. Lê-se numa inscrição desse tempo: "Construí para o meu pai Amon-Ré uma bela estrada ladeada de paredes decoradas com flores para a procissão do templo de Luxor".

ps. a foto é cortesia do Cmdt. Artur Pereira

4 comentários:

  1. O Jorge Mateus está em atualização permanente, por isso traz-nos esta boa notícia... Já estou vendo o nosso grupo a vaguear calmamente numa cálida noite ao longo dos mais de 2 Km desta avenida que une os dois principais templos de Lucsor.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que o grupo que partirá para o Egipto na Páscoa de 2012 já possa caminhar por esta alameda, e o ideal seria fazer o percurso a pé entre o templo de Karnak e o templo de Lucsor, ou vice-versa, por entre as esfinges de Nectanebo II, da XXX dinastia.

    Se o fizermos, estaremos a reviver o antigo percurso que os devotos faziam aquando da animada procissão entre os dois templos por altura do famoso festival de Opet, quando as barcas levavam as estátuas de Amon, da esposa Mut e do filho Khonsu.

    Será certamente um momento inolvidável que irá enriquecer ainda mais a viagem que se espera seja muito positiva, tal como as anteriores - esperemos entretanto que no percurso pedestre, caminhando entre as esfinges, não sejamos assaltados pelos implacáveis vendedores.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me muito bem dos vestígios dessa avenida quando a visitei em 2004. Seria interessante imaginar como no festival de Opet se desenrolaria. Devia ser uma cerimónia espectacular!

    ResponderEliminar