segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A outra face do obelisco de Tutmés III


Local: Istambul,
Dimensões: 28,95 m


Como foi postado pela Teresa recentemente, e na sequência da viagem realizada à Turquia, vou mostrar o lado oposto do obelisco mandado erigir por Tutmés III, e que se encontrava no templo de Karnak (cerca de 1490 aC).
Está em magnífico estado de conservação, apesar de ter sido sujeito a um transporte certamente bastante difícil ainda em tempos bastante recuados (nos meus dados, 390 dC).
Não consegui imagem melhor desta face por se encontrar em contraluz, mas mesmo assim acho que está aceitável.

Está colocado em cima de um pedestal com baixos-relevos que mostra o imperador romano Teodósio a presidir à entrega de prémios no decurso de uma corrida de cavalos realizada no hipódromo que antigamente se encontrava nesse mesmo local.




.


2 comentários:

  1. A foto está ótima. Percebem-se bem os caracteres e o obelisco em si está em bom estado de conservação, não obstante a poluição e os vandalismos potenciais nas cidades.

    ResponderEliminar
  2. Com esta foto, tirada em Istambul pelo nosso escriba sunu Jorge Pronto, podemos completar o texto do obelisco, pois estão aqui as faces que faltavam (lados 2 e 3).

    Os lados 1 (com o texto inicial) e 4 (com a parte final do texto), figuravam na foto do mesmo obelisco de Tutmés III publicada pela nossa diligente escriba Teresa e já comentado.

    No lado 2 figuram, tal como nos outros, os nomes do rei Tutmés III, seguidos pela afirmação que ele estende as suas fronteiras desde a Núbia até Naharina (o rio Eufrates).

    No lado 3 estão de novo os nomes e os títulos do faraó, e depois lemos que ele domina todas as terras por tempo infindo como senhor de muitos Heb-sed (a festa do jubileu real).

    ResponderEliminar