quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Poliomielite no Antigo Egito


Encontra-se no Museu Ny Carlsberg Glyptotek em Copenhaga, uma pequena estela votiva da XVIII dinastia que representa o porteiro de um templo da região de Mênfis.
O curioso é a representação do funcionário/ sacerdote (?) de nome Roma, que apresenta uma deficiência física numa das pernas com as características típicas da poliomielite (atrofia muscular do membro inferior associado a pé equino) e que se apoia num longo bastão.
Na estela o porteiro está acompanhado pela sua esposa e o seu filho, fazendo uma oferenda à deusa Astarte da mitologia fenícia (Será que Roma tinha origem estrangeira?)

Stele of Roma the Doorkeeper, dedicated to the goddess Astarte, ca 1400-1365 BC

3 comentários:

  1. Ao ver esta estela votiva, recordei-me de um baixo relevo no templo mortuário de Hatchepsut em Deir-el-Bahari, que retrata a expedição comercial à Terra de Punt. Entre as figuras presentes, está a mulher do chefe da Terra de Punt, uma obesa senhora, cujas curiosas deformações no corpo lançaram até hoje inúmeras especulações sobre a razão das mesmas.

    Será possível que a rainha de Punt sofresse de elefantíase, doença comum em África que provocava aquelas deformações nos tecidos da pele? Ou seria ela mesma obesa por natureza e os artistas da época optaram por assim a retratar?

    Deixo as especulações à consideração de cada um...

    ResponderEliminar
  2. Muito possivel, sim senhor. Tenho essa referencia no meu trabalho, que esta publicado. A ideia de que fosse uma obstrucao de circulacao de linfa occoreu-me apos estudos e tratamentos sobre drenagem linfatica, e a observacao de fotos numa exposicao da Sociedade de Geografia. Estas mostravam pessoas de ambos os sexos, de outras regioes africanas mais a sul, mas que mostram as mesmas pregas de acumulacao de liquido.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do vosso blog mas este comentário do senhor que assina como Oriente Antigo tem demasiados erros de português. Se o sistema técnico que usa para escrever não dá para mais sirva-se de outro porque estes erros são muito desagradáveis num blog com este nível.

    ResponderEliminar