sábado, 25 de fevereiro de 2012

Curiosa divindade...quem será?

Esta estranha criatura é a representação de um membro importante do panteão religioso egípcio, crucial no desenvolvimento do antigo mito da morte e da ressurreição, tão caro ao coração e mente do povo do Antigo Egito.

A sua participação nesse mito igualmente simboliza a compreensão dualista que os antigos egípcios tinham do seu mundo: de um lado a estreita faixa verde ao longo do Nilo que providenciava os recursos para o crescimento das culturas; do outro lado o universo estéril, seco e perigoso dos desertos do Sahara e da zona oriental cujas forças ameaçavam de forma constante a sobrevivência da civilização do Nilo.

Faço a pergunta: quem é esta divindade que está associada a essas forças ameaçadoras?

Já disse o suficiente, penso eu...agora depende de quem conseguir descobrir a solução. Uma «mosca de ouro» ou um cone de perfume, escolham o que quiserem!

Boa investigação!

4 comentários:

  1. É Set, assassino de Osíris e rival de Hórus. Foi ele que planeou a conspiração contra Osíris a fim de o matar e usurpar o seu poder. Creio que este «roubo da vida» é representado pelo "ankh" que segura na mão esquerda.

    ResponderEliminar
  2. Esta divindade estava relacionada com a maldade e o caos...exatamente em oposição aos princípios da Maet (Maat).
    Mitologicamente era filho de Geb (a terra) e Nut (o céu)e portanto irmão de Osíris, Ísis e Néftis.
    Especialmente na XIX dinastia, foi bastante apreciado, o que pode ser constatado pela onomástica de alguns faraós.
    E mais não digo... ;-)

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Mário! Claro que nem água na resposta! Quanto ao «roubo da vida» representado pelo ankh, isso não sei, mas de resto está tudo correcto e merece solenemente uma «mosca de ouro».

    ResponderEliminar
  4. O signo da vida (ankh) é usado praticamente por todos os deuses do panteão egípcio, e por isso o deus Set também o usa como símbolo de poder, tal como o longo cetro da prosperidade (uase) que ele exibe na mão direita.

    Só a partir da Época Baixa (séculos VII-IV a. C.) e com um notório incremento na Época Greco-Romana (a partir do século IV a. C.) é que o deus Set foi perseguido e começou a ser mal visto devido ao crescimento do culto de Osíris.

    ResponderEliminar