sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mãe de um deus!


Na imagem de cima, vemos uma gravura relativa a uma mãe de um faraó. A partir dos hieróglifos podem ler o seu nome e consequentemente descobrirão quem foi. Como única pista, direi que pertence ao Império Novo, cerca de 1550-1070 a.C.

Testem os vossos conhecimentos!

4 comentários:

  1. Esta é difícil...
    O abutre parece-me que tem o som "mut" mas como tem um cepto... ???. O pãozinho é a unilítera "t". O mocho é a unilítera "m"... quanto ao barco não faço a mínima...Help!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Teresa, resposta certa, curta e perfeita! Merece um cone odorífero! É Mutemuia, mãe de Amen-hotep III, sob cujo reinado o Antigo Egito do Império Novo conheceu um dos mais brilhantes e espectaculares momentos. Pouco se sabe de Mutemuia. No reinado do esposo, Tutmés IV, ela foi certamente ofuscada por consortes mais proeminentes, mas no reinado do filho, ela ganha destaque sendo representada em diversas obras com títulos que atestam a sua posição de mãe do soberano reinante. Algumas teorias apresentam-na como uma princesa estrangeira, filha do Rei de Mitanni, mas não existem provas concretas das suas origens.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, traduzindo a inscrição completa, e lendo os hieróglifos da direita para a esquerda, trata-se de: «A grande mãe do rei (mut-nesu ueret), Mutemuia, que viva como Ré (ankhti mi Ré).

    O nome de Mutemuia tem a tradução de «Mut está na barca», sendo a deusa Mut esposa de Amon, o grande deus de Tebas-Uaset no Império Novo, e aludindo o nome uia a uma barca divina onde os deuses viajavam.

    ResponderEliminar