domingo, 29 de abril de 2012

Confabulações de um arquiteto no Antigo Egito..

Aqui fica um interessante artigo sobre o tema da arquitetura no Antigo Egito. Como seria, afinal, a vida de um arquiteto-chefe no Império Antigo? Quais seriam as suas opções e dificuldades? Peço desculpa por estar em inglês, mas foi assim que o encontrei...

Clique aqui neste Link! ... sim, aqui mesmo em cima destas letrinhas! ;-)


1 comentário:

  1. A postagem do nosso estimado sunu sobre a atividade de um arquiteto no antigo Egito tem um bom cariz didático, embora se note no texto publicado uma exagerada ênfase dada ao trabalho dos escravos, os quais do ponto de vista sociológico e económico não tinham grande expressão (ao contrário do que se passaria na Grécia e em Roma).

    Na verdade, no Egito faraónico eram em muito maior número os camponeses mobilizados para os grandes trabalhos de construção, sobretudo durante os meses em que a cheia anual do rio Nilo os impedia de laborar nos úberes campos, aos quais só regressariam quando as águas voltavam ao seu leito normal.

    Por outro lado, o texto menciona alguns nomes de arquitetos famosos, como Imhotep (pirâmide escalonada e complexo funerário de Djoser em Sakara), Hemiunu (Grande Pirâmide de Khufu no planalto de Guiza), Senenmut (templo funerário de Hatchepsut em Deir el-Bahari) - mas conviria acrescentar Amen-hotep, filho de Hapu (templo de Lucsor).

    ResponderEliminar