segunda-feira, 9 de abril de 2012

A irmã de Ísis

A estatueta de Néftis, aqui exibida nesta imagem, encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

Pouco compreendida, mas nem por isso menos importante deusa do panteão egípcio, Néftis é uma peça destacada no culto da imortalidade relacionado com Osíris e Ísis, os quais também eram seus irmãos.

Curiosamente, Néftis é também irmã e esposa do assassino invejoso de Osíris - o deus Set - e dele, segundo alguns mitos, deu à luz Anúbis, o deus dos ritos funerários. Néftis - que desaprovara o assassinato feito pelo marido - auxiliou a sua irmã Ísis no processo de ressurreição de Osíris.

Néftis simboliza, de certo modo, a experiência da caminhada pela morte ao passo que Ísis simboliza a experiência do renascimento. Enquanto Ísis realiza os encantamentos destinados à recuperação do sopro da vida ao corpo de Osíris, Néftis protege o falecido dos monstros, demónios e outros perigos durante o seu percurso pelo Duat, o mundo subterrâneo.

Néftis é quase sempre associada a Ísis ou a Set, razão pela qual é pouco compreendida e pouco conhecida. Durante o Império Novo, particularmente nos inícios da XIX dinastia, a predilecção faraónica por Set permitiu que Néftis ganhasse algum destaque, em especial numa antiga localidade chamada Sepermeru, nos arredores de Fayium.

Dado que Sepermeru era um dos principais locais de culto a Set, aqui se erguera um templo em sua honra - «Casa de Set, Senhor de Sepermeru».

A ele associada, mas a nível independente, Néftis também era aqui cultuada num santuário chamado «Casa de Néftis de Ramsés-Meriamun». Parece que Ramsés II dedicou especial atenção ao culto a Néftis pois o santuário desta deusa em Sepermeru aparenta ter sido fundado no reinado deste monarca.

1 comentário:

  1. Néftis é uma adaptação grega do nome egípcio Nebet-hut, que significa «senhora da casa», estando esta deusa irmã de Ísis e Osíris representada em várias coleções do nosso país, com especial relevo para o Museu Nacional de Arqueologia.

    ResponderEliminar