sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O filão Tut é de facto inesgotável


In NBC News (3.1.2014)

«King Tut's mummified erect penis may point to ancient religious struggle

Egypt's King Tutankhamun was embalmed in an unusual way, including having his penis mummified at a 90-degree angle, in an effort to combat a religious revolution unleashed by his father, a new study suggests.

The pharaoh was buried in Egypt's Valley of the Kings without a heart (or a replacement artifact known as a heart scarab); his penis was mummified erect; and his mummy and coffins were covered in a thick layer of black liquid that appear to have resulted in the boy-king catching fire.»

3 comentários:

  1. O pobre coitado se calhar sofria de disfunção eréctil em vida! Os sacerdotes não podiam correr riscos com ele na existência após a morte, daí terem mumificado o órgão sexual em posição erecta!!! :):):)

    ResponderEliminar
  2. A propósito do especial tratamento dado ao pénis do jovem rei Tutankhamon (c. 1333-1323 a. C.), que não foi separado do corpo como era habitual, aqui se recorda o que ficou registado no livro sobre Erotismo e Sexualidade no Antigo Egito (p. 117):

    «O pénis ressequido do famoso monarca foi encontrado no seu sítio, protegido por um invólucro de ouro, tal como se fez para os dedos dos pés e das mãos... (porque) o juvenil faraó bem iria precisar do mirrado apêndice para os jogos sensuais que o esperavam no ditoso Além.»

    Note-se entretanto que se conhece outra exceção ao ritual corte do falo real: foi o caso da múmia de Amen-hotep II (c. 1425-1400 a. C.), que permitiu aos investigadores admirar o pénis circuncidado do faraó.

    ResponderEliminar