terça-feira, 16 de julho de 2019

Como Filae era antes...



Uma foto ilustrativa da região onde se situava o templo de Ísis, em Filae, datada de 1906 é bastante sugestiva do risco que muitos antigos monumentos egípcios podiam sofrer com as agruras do tempo, particularmente devido aos elementos como vento e água e as ações pouco cuidadosas do Homem. Após a construção da Primeira Barragem de Assuão, o templo de Ísis sofreu com as inundações daí advindas como é patente na foto. Levaram 60 anos e a construção da Grande Barragem de Assuão no tempo de Nasser para decidir em arrancá-lo do local visível na foto e colocá-lo na ilha atual: Agilkia. Vá lá, antes tarde do que nunca...



1 comentário:

  1. Os dois grupos de viajantes que estarão em breve no Egito (o primeiro de 26 de julho a 5 de agosto, e o segundo de 20 a 27 de agosto) visitarão a ilha de Filae, com o seu belo templo dedicado à deusa Ísis, bem como o pavilhão de Augusto-Trajano, entre outros monumentos.

    Na verdade, a antiga ilha de Filae, que se vê na velhinha imagem postada pelo nosso assíduo escriba Fernando Azul, já não está à vista, encontra-se submersa, tendo os monumentos sido transferidos para a vizinha ilha de Agilkia - e é lá que os vamos visitar.

    ResponderEliminar