terça-feira, 16 de março de 2021

São Jorge e a Geórgia

 


O nome da Geórgia, que por esta forma é internacionalmente
reconhecido, não tem a ver com a designação original do país,
que em georgiano é Sakartvelo, o qual remonta aos tempos da
Antiguidade Clássica (grega e romana e mais tarde bizantina), 
quando existia o reino da Cártia (também chamado Ibéria) no 
interior, e o reino da Cólquida, na costa do mar Negro, depois
unificados no século IV a. C., tornando-se mais tarde, durante
alguns séculos, um aliado de Roma na luta contra os Partos.

No reinado do imperador Diocleciano (284-305), um oficial
romano chamado Jorge (do grego Georgios) foi martirizado
por não querer renunciar ao cristianismo, morrendo em 303,
nascendo então o culto a esse santo cavaleiro que combatia
heroicamente o mal, culto que se foi espalhando no Oriente
e também na Europa, de onde nos séculos XI e XII partiram
os Cruzados para a conquista de Jerusalém e da Terra Santa,
tomando São Jorge como um modelo de heroicidade cristã.

A região caucásica de Sakartvelo tinha uma religião de tipo
pagão, com influências do zoroastrismo persa introduzidas
durante o período dos Sassânidas (séculos III-VII) os quais
sucederam ao anterior período dos Partos, até Santa Nina
introduzir o cristianismo na região a partir de 320, levando
com ela o culto de São Jorge (Agios Georgios), que depois
os Cruzados identificariam com o país que hoje é Geórgia,
onde o mártir cristão é cultuado (festa no dia 6 de maio).

Um dos principais centros de culto é a catedral arménia de
São Jorge, em Tbilissi, erigida no meio do casario da parte
antiga da cidade, tendo vestígios que remontam ao século
XIII mas que foi alvo de muitos restauros e adaptações ao 
longo do tempo, o último dos quais foram os frescos que
lá se pintaram, no século XVIII, embelezando o interior.
Mas o edifício entraria em decadência e só recentemente 
foi reabilitado sendo reaberto em festa com a presença do
presidente da República da Geórgia e do clero georgiano.

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