sábado, 30 de abril de 2011

Abido, Templo de Seti I


Seti I levantando o Pilar Djed, "espinha dorsal de Osíris", em honra de Osíris.
O ritual de erguer o Pilar Djed era também um símbolo de ressurreição.

5 comentários:

  1. Ah, Abido, ainda há duas semanas lá estivemos no templo-cenotáfio de Seti I, onde estão alguns dos mais belos baixos-relevos pintados do antigo Egipto.

    A expressiva imagem do nosso dinâmico e sempre muito interessado companheiro de viagem Jorge Pronto mostra Seti I a erguer o pilar djed com a ajuda da deusa Ísis.

    É uma precípua imagem de ressurreição esculpida na capela de Osíris, deus da eternidade e promotor da ressurreição. E era mesmo isso que Seti I queria - ressuscitar!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Para que fique claro e a bem da verdade dos factos... o autor desta soberba imagem foi o nosso ativo escriba Jorge Mateus.
    No entanto só quero chamar a atenção que Osíris não teria "espinha" como por exemplo peixe oxirinco, um tipo de peixe-gato que lhe provocou uns certos estragos e que aqui não irei revelar, mas sim coluna vertebral...LOL

    ResponderEliminar
  4. Não sei se o distinto escriba reparou, mas a frase está entre aspas "espinha dorsal de Osíris" citado da página 281 do Dicionário do Antigo Egipto, na entrada DJED, linha 10

    ResponderEliminar
  5. Peço muita desculpa pelo lamentável lapso de ter trocado de nome quanto ao autor da foto do pilar djed do templo de Seti I em Abido.

    Foi sem dúvida o nosso sempre bem disposto Jorge Mateus, agradável companheiro de viagem e sempre muito interessado pelos temas de egiptologia.

    Para castigo comprometo-me a agarrar numa esfregona e em três panos humedecidos para limpar o pó e irei limpar as salas do Museu Egípcio do Cairo.

    E o meu merecido castigo de limpeza tem a sua violência - é que há ali trabalho para um mês!

    ResponderEliminar