quinta-feira, 26 de maio de 2011

Abido, fonte de conhecimento

É conhecida a importância de Abido como local onde se cimentou a ideologia que modulou a prática civilizacional egípcia durante mais de 3000 anos.
Abido contribui sobremaneira para a compreensão da cultura do Antigo Egipto como um todo e nas suas várias vertentes.
Hoje gostaria de, embora ao de leve, realçar as possibilidades de conhecimento sobre urbanismo que as escavações arqueológicas no canto Norte de Abido já conseguiram. Mathew Adams identificou 9 casas, construídas na mesma altura, no início do I Período Intermediário e que ainda funcionavam no início do Império Médio. Formam um conjunto muito diferente dos das "cidades" das Pirâmides, cujo padrão de construção é repetitivo e com funcionalidades específicas.
Construídas a Sul do que terá sido uma casa excepcionalmente grande, possivelmente habitada por um Alto Sacerdote, tinham funcionalidades muito diversificadas e não obedecem a um padrão de construção. São todas diferentes umas das outras, o que constitui uma especificidade rara na arqueologia egípcia. Adjacente uma manufactura de faiança, ou seja cerâmica fina, usada em amuletos, estatuetas e quejandos. Inscrições evidenciam uma comunidade complexa que corresponde aos achados arqueológicos.
Estes achados são também importantes porque são de uma época tremendamente conflituosa, que tanto afectou a elite dominante. Contudo não se encontra deterioração das condições de vida e existem muitos materiais importados do Sul. Será que a luta pelo poder passou ao lado das populações?
Fonte: David O'Connor, Abydos, The American University in Cairo Press

2 comentários:

  1. Este oportuno contributo do muito empenhado escriba Jorge Mateus recorda um sítio muito especial na topografia cultural do antigo Egipto, a região de Abido - e nós estivemos lá na recente viagem da Páscoa.

    De facto, a antiga Abdu ou Abdju é um vasto campo de ruínas de onde se destaca o belo templo de Seti I, mas há por lá vestígios de praticamente todas as épocas da longa história do Egipto - a começar por túmulos pré-históricos.

    No meio de tantos vestígios de túmulos, cenotáfios e outros monumentos, também existem indícios de construções onde viveram pessoas que se dedicavam sobretudo a tarefas relacionadas com o culto dos mortos.

    Assim, nessa imensa necrópole que é Abido, o mais famoso santuário de veneração de Osíris, senhor da eternidade, os vivos partilhavam o espaço com os defuntos e com a eterna memória destes.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Eu faço arquitetura na UnB e preciso fazer uma relação entre a divisão social do Antigo Egito e a forma e estrutura de uma ou duas cidades. Não encontro material nos sites, se vocês puderem me dar alguma luz vou ficar muito feliz!!

    ResponderEliminar