sábado, 21 de maio de 2011

Templo solar de Abu Gurab















Este templo é muito diferente da maioria dos outros templos do Antigo Egito.
Era dedicado a , divindade solar que foi cultuada muito intensamente na V dinastia (Império Antigo) tendo sido mandado erigir pelo faraó Niuserré Ini (c. 2453-2422 a.C.).
A sua localização situa-se a sul do atual Cairo, entre Guisa e Sakara, perto de Abusir.

A tipologia deste templo solar era basicamente constituído por um pequeno templo de acolhimento perto do Nilo que se ligava ao templo principal localizado mais acima, por um caminho processional.

No interior deste existia um pátio a descoberto onde se encontrava o altar em forma do signo "hotep" (oferenda), orientado pelos quatro pontos cardeais, ficando atrás deste um um obelisco bastante largo, encimado por um piramidion e assente numa espécie de pódium de pedra, o benben, que representava o raio de sol petrificado.
Infelizmente o templo está bastante destruído, mas mesmo assim foi possível com o material encontrado ter uma ideia aproximada como foi na realidade. (ver foto acima )

Outro templo solar que fica na proximidade e com idênticas características foi mandado erigir pelo faraó Userkaf, também da V dinastia, mas ainda aguarda que seja adequadamente escavado.

1 comentário:

  1. De facto a V dinastia do Império Antigo foi o período áureo dos templos solares feitos para o deus Ré, e o empenhamento dos seus reis na sua construção explicará em parte a diminuição da qualidade dos complexos funerários reais.

    Do principal símbolo pétreo desses templos da V dinastia, o pesado benben, viriam a derivar os elegantes obeliscos que a partir do Império Médio se impuseram como símbolos solares.

    Em Lucsor, a antiga Tebas-Uaset, vimos alguns obeliscos na nossa recente visita de estudo da Páscoa - mas também vimos em Assuão o mais famoso deles todos: o Obelisco Inacabado.

    ResponderEliminar