quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cara ou coroa?

Para os antigos egípcios a simbologia era fundamental.
A coroa real transmitia ao faraó uma força sobrenatural e mágica, importante para a sua afirmação ideológica sobre os seus súbditos.

(à direita- coroação do imperador romano Tibério)


No Alto Egito era utilizada a coroa branca, Hedjet, de forma aproximada de cone alto com ponta arredondada. Para além do faraó era frequentemente associada à deusa abutre, Nekhbet que regia o Alto Egito.


No Baixo Egito era utilizada a coroa vermelha, Decheret, de forma aproximada de tronco de cilindro, com uma alta procidência posterior e apresentando à frente um apêndice enrolado possivelmente relacionado com a antena da abelha, inseto que se encontrava relacionado com o baixo Egito. Também se associava à divindade titular do Baixo Egito, a deusa serpente, Uadjit.
Desde que foi realizada a união do Alto e Baixo Egito que se juntaram sob a forma da coroa dupla, Pschent, as duas coroas representativas dos dois reinos, já anteriormente em uso.
Já na paleta de Narmer , que documenta a reunião das duas terras, ambas as coroas eram representadas na cabeça do faraó, embora ainda em imagens separadas já que se encontravam uma em cada face da referida paleta.


3 comentários:

  1. Esta postagem do nosso sunu Jorge Pronto permite recordar as mais conhecidas coroas usadas pelos reis do antigo Egipto - que na verdade e em rigor eram reis do Alto e do Baixo Egipto.

    Mas também permite esclarecer que a deusa tutelar do Baixo Egipto (o Delta) era Uadjit e não «Uadgit», e que a imagem que aqui acompanha o texto não representa «Alexandre da Macedónia».

    Na verdade, e embora os hieróglifos não se possam ler muito bem na imagem aumentada, trata-se do imperador romano Tibério (14-37 d. C.) que está entre as deusas Uadjit (à esquerda) e Nekhbet (à direita).

    As duas cartelas gravadas junto da figura em pose faraónica e usando a coroa dupla aludem a Tiberius (à direita, com o título de senhor das Duas Terras) e Caisar (à esquerda, com o título de senhor das coroas).

    Este baixo-relevo encontra-se na fachada do templo de Esna, erigido em grande parte no período romano, tendo sido dedicado ao deus Khnum, que se vê na ponta direita.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço muito ao nosso Professor as correções assinaladas. Aceite as minhas humildes desculpas, já que as corrigi... Confesso que o texto que acompanhava a imagem da net estava mal e induziu-me num erro...
    Afinal mais de 3 séculos distam estas duas personagens...
    Um erro depois de reparado é sempre fonte de aprendizagem! Obrigado

    ResponderEliminar