quinta-feira, 2 de junho de 2011

E o nariz da esfinge?


O álbum «Astérix e Cleópatra» é peremptório: o nariz da esfinge mais conhecida do Egipto partiu-se por culpa do obeso Obélix. Isto é, a BD ganhou aos pontos à "História", seja ela qual for e essa é que é essa.

2 comentários:

  1. Não há hoje qualquer prova que testemunhe com veracidade as causas do desaparecimento do nariz da cabeça da célebre Esfinge de Guiza - que parece representar o rei Khafré, da IV dinastia.

    Mas a verdade é que também falta ao leonino colosso faraónico a barba ou pera tradicional que algumas figuras divinas exibem no queixo, tendo sido encontrados vários fragmentos desse adorno postiço no local.

    O interessante álbum acima evocado pelo nosso estimado escriba cinéfilo Paulo faz boas reconstituições históricas do passado, mas também do presente - como se vê pelas bancas dos vendedores de «antiguidades».

    ResponderEliminar
  2. Oii..Dentre as várias hipóteses para a perda do nariz da esfinge de Gizé pode-se citar a artilharia dos soldados de Napoleão quando da ocupação francesa em idos do século XVIII que teria usado o nariz como alvo para tiro e danificando o monumento sendo que também consta que um árabe teria feito o dano.Hipóteses que caem por terra pois segundo alguns estudiosos haveria manuscritos da Idade Média que já descreveriam a esfinge sem o seu nariz desde essa época.Enfim,seja como for há de fato várias possíbilidades que explicam ou pelo menos tentam explicar a perda do dito nariz...Hehehe!!!

    ResponderEliminar