quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Musée Champollion Les Écritures du Monde


É mais do que um museu dedicado ao decifrador da Pedra de Roseta; é um museu dedicado à escrita. Fica na bonita Figeac e está em lista de espera para eventual excursão, mal a troika nos deixe.

5 comentários:

  1. Parece ser extremamente interessante! É deveras aliciante quando é possível entender línguas antigas e decifrar o que povos de outras eras nos deixaram como testemunho. Os meus agradecimentos ao escriba Paulo Ferrero.

    ResponderEliminar
  2. De nada, caro Fernando Azul. Seria interessante fazer-se uma coisa parecida em Lisboa, talvez um dia.

    ResponderEliminar
  3. Visitei o pequeno mas interessante Musée Champollion durante o Congresso de Egiptologia que decorreu em Grenoble há alguns anos, para lá apreciar um pequeno acervo de antiguidades egípcias.

    Mas gostaria de voltar a esse museu, cujo site agora observei, desta vez para ver a exposição sobre as escritas do mundo - que são muitas, algumas das quais já desapareceram.

    Entretanto convém recordar que a Fundação Portuguesa das Comunicações organizou em 1999-2000 uma exposição dedicada ao tema «A Escrita», da qual resultou um álbum intitulado A Escrita das Escritas (Ed. Estar), que hoje está esgotado.

    ResponderEliminar
  4. Caro Professor, será mesmo este? É que este é no local de nascimento e fica mto longe de Grenoble...

    ResponderEliminar
  5. Na verdade a simpática Figeac, local de nascimento de Jean-François Champollion, fica afastada da cidade de Grenoble, onde decorreu o IX Congresso Internacional de Egiptologia em Setembro de 2004.

    No entanto a organização do Congresso promoveu uma excursão com os participantes até Figeac para uma visita ao Musée Champollion, instalado na própria casa onde o fundador da egiptologia tinha vivido.

    Depois é que esse pequeno museu foi alargado e nele ficou instalado o atual Musée Champollion «Les Écritures du Monde», ganhando assim uma vocação mais abrangente e de cariz mais internacional.

    Dessa visita ao anterior museu conservo hoje um singelo mas precioso catálogo da autoria do egiptólogo Michel Dewachter, Musée Champollion. La Collection Égyptienne, Figeac, 1986.

    ResponderEliminar