quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vindos da expedição a Punt



Egípcios "carregando" ramos de oliveira.
Núbios carregando arcos e flechas.
Em Deir el-Bahari, templo funerário de Hatchepsut.



Fotos: TMS (Museu Egípcio, Berlim)

3 comentários:

  1. Boa, Teresa! Bonitas imagens estas que publicaste aqui no nosso blog. Ainda mantêm um pouco de cor, dando-nos uma pálida ideia de como teria sido originalmente quando a policromia era a lei.

    ResponderEliminar
  2. O momento alto do reinado da rainha-faraó Hatchepsut (1479-1458 a. C.) foi de facto a expedição a Punt, de onde foram trazidos produtos exóticos, com destaque para as árvores de mirra que foram replantadas no Egito.

    É curioso notar que os soldados egípcios em cima levam os ramos mas também exibem armas: um machado e um bumerangue, além de um deles levar um estandarte inédito que mostra dois elegantes cavalos afrontados.

    Resta acrescentar que a rendosa e feliz expedição comercial e militar a Punt que Hatchepsut promoveu foi ordenada, segundo um texto da época, pelo deus Amon-Ré (isto é, pelo poderoso clero amoniano).

    ResponderEliminar
  3. O templo de Hatchepsut é sublime! Acho que é uma das mais belas realizações do génio arquitectónico egípcio! Se acho admiração pelo templo que está semi-arruinado, o que teriam achado os viajantes de épocas remotas quando o templo apresentava-se no seu máximo esplendor.

    Não há dúvida que Hatchepsut foi a "primeira grande mulher da História"! Só uma mulher de carácter realizaria um tão fantástico Djeser-Djeseru!

    ResponderEliminar