quarta-feira, 18 de abril de 2012

Egito - Nefertiti, A Rainha Misteriosa



Neste documentário, procura-se desvendar o mistério que rodeia Nefertiti, a esposa do famoso Akhenaton, único faraó monoteísta do Antigo Egito. São analisados os vestígios de Tutankhamon, os registos, os túmulos do Vale dos Reis. Tenta-se compreender o papel, o destino, os eventos, as relações entre as várias personagens desse período pouco compreendido da História da Antiguidade Egípcia, com destaque para a bela rainha consorte do faraó «herético».

Acima de tudo, põe-se a maior pergunta de todas: onde se encontra Nefertiti? Um desafio ainda por solucionar...

2 comentários:

  1. Adoro ler tudo sobre esse período. A revolução que Akhenaton fez a nível religioso, a sua bela esposa Nefertiti... Depois o jovem rei Tutankhamon... Adoro. Adoro. Adoro!!! xD
    Esse mistério fascina-me!

    Ana C.

    ResponderEliminar
  2. Excelente documentário postado pelo nosso amigo Fernando Azul
    O video versa sobre um período incaracterístico, mas também muito interessante. Apesar da tentativa dos faraós sucessores de ostracizar completamente os protagonistas principais (os últimos faraós da XVIII dinastia), ainda nos chegou muito material de estudo. Muitas peças foram desenterradas e reparadas, pois foram intencionalmente partidas em mil pedaços. Foi necessário montar autênticos "puzzles". O resultado desse imenso trabalho de paciência pode ser visto nos grandes museus tanto no Egito, como nos quatro cantos do mundo.

    ResponderEliminar