domingo, 29 de abril de 2012

Imagens de peças do Museu de Antiguidades Egípcias do Cairo

Vou aqui postar um belíssimo lote de imagens de algumas magníficas peças do Museu de Antiguidades Egípcias do Cairo. Enviaram-me por mail este ficheiro em Powerpoint que como calculam não pode ser colocado diretamente aqui num blog. No entanto há que conseguir arranjar uma solução para que se consiga ver (confesso que estou a experimentar e ainda não sei qual vai ser o resultado). Duas situações se podem dar, ou os meus amigos vão ver as imagens pretendidas que a meu ver são muito boas, ou esta postagem será apagada... e aí ninguém vai saber...
Vamos ver como isto corre...
Musee egyptien

Para ver as imagens em tela cheia há  que clicar nas setas em cruz no cantinho inferior direito... Apreciem!

Foto da fachada principal do museu

4 comentários:

  1. Yess! Foi a 95%!!! Só faltou a música de fundo, mas quem quiser ouve um MP3... ;.)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo ficheiro aqui mostrado sobre as imagens do Museu do Cairo! Francamente quando fui ao Museu em 2004 fiquei esmagado com a quantidade de peças que dispunha - um autêntico armazém - que não tardou a que passasse por salas tão rapidamente quanto possível para chegar às peças mais destacadas como as do tesouro de Tutankhamon. Era absurdamente impossível ver e apreciar cada um dos objectos no Museu, pois existiam tantos que a nossa capacidade de absorção depressa fica esgotada! Mas pelo menos, a lindíssima e requintada máscara funerária do jovem rei pude ver e achei-a espectacular!

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao nosso escriba e sunu Jorge Pronto esta grata oportunidade de rever belos objetos que ainda há cerca de um mês pude observar com o pequeno grupo de viajantes que na Páscoa esteve no Egito.

    Aproveito no entanto o ensejo para informar que a imagem nº 46, um belo machado cerimonial do faraó Ahmés (fundador da XVIII dinastia), já não se encontra no Museu Egípcio do Cairo mas sim no Museu de Lucsor, onde o pudemos admirar.

    ResponderEliminar
  4. desde há alguns anos que não permitem a captações de imagem dentro do museu. Sou totalmente contra esta política pseudoprotetora e que defrauda as espetativas dos visitantes. Por isso estas imagens têm mais valor e nos permitem relembrar aquilo que foi visto mas, como disse o Fernando, ficaram para além da nossa capacidade de absorção.

    ResponderEliminar