terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais Akhenaton



Desta feita em documentário denominado:
«O Faraó Rebelde» (6 episódios)

5 comentários:

  1. Excelente documentário acerca de Akhenaton, trazido aqui pelo nosso amigo Paulo! Às vezes penso que nunca iremos realmente saber tudo acerca daquele estranho período de monoteísmo exacerbado e invulgar.

    Uma coisa é certa: as areias em redor do Nilo ainda têm muito para desvendar.

    ResponderEliminar
  2. Todos nós temos curiosidade deste período tão atípico e curto da História do Antigo Egito.
    Muito se perdeu definitivamente pela destruição perpetrada pelos faraós seus sucessores.
    Algumas estátuas intencionalmente partidas foram utilizadas para enchimento de paredes e pilones, tendo sido descobertas, recuperadas e remontadas muito recentemente. É um facto indesmentível... ainda está muita coisa para vir à luz do dia...

    ResponderEliminar
  3. O filme que o nosso amigo Paulo postou é muito interessante!!! ;-)

    ResponderEliminar
  4. Foi muito oportuna esta contribuição do nosso escriba cinéfilo Paulo Ferrero mostrando um documentário sobre o controverso faraó Amen-hotep IV, depois Akhenaton - que ninguém sabia quem era antes de ele subir ao trono, como o filme bem lembra.

    Trata-se do primeiro episódio de um documentário bem feito, que abre o apetite para ver os outros episódios de excelente qualidade, até porque o egiptólogo que apresenta o tema é Bob Brier, um experimentado especialista em documentários do género.

    É muito interessante e apelativa a montagem inicial do filme, com os hieróglifos a moverem-se nos seus espaços com genialidade, ou então a nele se fixarem, como o mocho (a unilítera m) - afinal os antigos Egípcios tinham razão, os hieróglifos são mesmo signos vivos!

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos, desejo saber se consigo adiquirir o filme holiudiano sobre a história de Aquenatom, contada por seu irmão um médico. Será que já existe em DVD? Se puderem ajudar agradeço e se for possível entrem em contato.
    Saúde, Paz, Felicidade e um exelente 2013.

    ResponderEliminar