sábado, 7 de abril de 2012

O Templo de Debod


O Egipto ptolemaico em Madrid.
Mais informações sobre este templo (desmontado entre 1960-61, em operação patrocinada pela Unesco para salvar os vestígios arquitectónicos da Núbia, e oferecido pelo Egipto a Espanha em 1968) ... aqui.


Foto: TMS

4 comentários:

  1. No período Ptolomaico tivemos e ainda temos construções belíssimas.
    Durante a construção da grande barragem no Nilo, vários monumentos foram trasladados de seus lugares originais. Muitos deles estão em outros países. O de Debod é um exemplo. Assim como o que está no museu de New York. De certa forma muitos monumentos foram salvos, mas é triste que tenham saído de seus lugares originais, uma perda para a Núbia egípcia.

    Gostei da postagem...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. A remoção de Debod é apenas um triste caso do confronto entre a preservação da herança cultural dos nossos antepassados e as necessidades básicas da vida moderna...Foi realmente uma perda para o Egito e para o Mundo o dilúvio das águas do Nilo provocado pela construção da Grande Barragem de Assuão. O quanto não se deve ter perdido sob aquelas areias agora submersas...

    ResponderEliminar
  3. Verdade Fernando Azul, "O quanto não se deve ter perdido sob aquelas areias agora submersas".

    Infelizmente...

    ResponderEliminar
  4. Com a construção da grande barragem de Assuão, que originou a formação do imenso lago Nasser, muitos vestígios da civilização egípcia construídos na Núbia ficaram submersos porque não foi possível salvar tudo.

    Ainda assim, foram feitos minudentes estudos dos principais monumentos que agora jazem debaixo de água, e que foram devidamente publicados - como é o caso da poderosa fortaleza núbia de Buhen, entre outras.

    Como é bem sabido, foram transferidos dos seus sítios originais grandes monumentos como os templos rupestres de Abu Simbel, os da ilha de Filae (a começar pelo templo de Ísis), os de Kalabcha e Beit el-Uali, etc.

    Vários templos foram oferecidos pelo governo egípcio aos países que ajudaram nessa notável ação internacional de salvamento dos monumentos da Núbia: por isso a Espanha recebeu o templo de Debod, hoje em Madrid.

    Recorde-se que a Holanda recebeu o templo de Tafa (hoje em Leiden), os Estados Unidos foram contemplados com o templo de Dendur (Nova Iorque), a Alemanha recebeu o pórtico de Kalabcha (Berlim)... e Portugal, que não fez nada pelos monumentos da Núbia, não recebeu nada!

    ResponderEliminar