quarta-feira, 18 de maio de 2011

Casamento no Antigo Egito

Uma idiosincrasia no Antigo Egito é aquilo que nós chamamos casamento.
Ao contrário da nossa tradição, o casamento era neste caso um acto apenas do foro privado, sem um claro enquadramento jurídico ou mesmo religioso.
Apesar disso o casamento era muito importante, sendo habitualmente uma relação monogâmica. No entanto em alguns casos em que havia uma maior capacidade económica era permitido ao homem o concubinato, mas com mulheres com estatuto inferior ao da esposa (“nebet-per”).
As mulheres casavam habitualmente bastante cedo, entre os 12 e os 14 anos e os homens um pouco mais tarde, por volta dos 16 ou 17 anos. A justificação de ser tão precoce tinha em grande medida a ver com a baixa esperança média de vida e a necessidade de ter uma ampla descendência, já que a mortalidade infantil precoce era muitíssimo elevada.
Para além do interesse dos noivos, era essencial a concordância paterna, e o casamento consumava-se com a coabitação do novo casal. Havia habitualmente um contrato pré-nupcial em que havia troca de presentes entre ambos os cônjuges e dos familiares para os noivos.
Nos ensinamentos de Ptah-hotep, era feita recomendação a qualquer homem a se casar e a constituir família, logo que as suas condições económicas o permitissem, sendo também aconselhado ao homem, a amar e a procurar agradar à sua esposa.
Nas instruções de Hardjedef, era sugerido ao homem, quando começasse a prosperar, a erguer a sua casa, a tomar uma mulher de bom coração, para que ela lhe dê um filho.
No caso de divórcio que era previsto em casos de adultério, de incapacidade para gerar um filho ou de incompatibilidade do casal, era proporcionada proteção tanto à esposa como os eventuais filhos do casal.

2 comentários:

  1. Estou em crer que na alta sociedade egípcia, incluindo a família do faraó, a influência paterna na escolha dos noivos era bastante mais efetiva por forma a haver um aproveitamento político e económico e um potenciar de eventuais alianças. Alguém quer dar o seu contributo para o modus operandi do casamento nestas famílias da elite?

    ResponderEliminar
  2. Era bom que actualmente, as pessoas, mantivesem
    respeito pelo casamento.
    Infelizmente isso, é muito pouco comum.

    ResponderEliminar