quarta-feira, 25 de maio de 2011

«Imagens de satélite permitiram encontrar pirâmides no Egipto»


In Público (25.05.2011)

«A arqueologia espacial “substituiu” Indiana Jones. Imagens de satélite sobre o Egipto permitiram descobrir 17 pirâmides que estavam desaparecidas e três mil infra-estruturas escondidas debaixo do solo, num trabalho pioneiro de arqueologia espacial de um laboratório em Alabama, apoiado pela NASA.
As autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para proteger o seu património (Foto: Asmaa Waguih/Reuters/arquivo)

"Indiana Jones é o método antigo. Ultrapassámos Indy, desculpa Harrison Ford”, disse à BBC Sarah Parcak, do laboratório de Birmingham, Alabama, especializada em arqueologia espacial.

A equipa de Parcak analisou as imagens obtidas por satélites a 700 quilómetros da Terra, equipados com câmaras de infra-vermelhos capazes de detectar objectos com menos de um metro de diâmetro na superfície terrestre. “Escavar uma pirâmide é o sonho de qualquer arqueólogo”, comentou Parcak, dizendo-se surpreendida com o que ela e a sua equipa encontraram.

“Trabalhámos intensamente durante mais de um ano. Mas o momento alto foi quando pude, finalmente, ver o conjunto de tudo o que encontrámos. Nem queria acreditar que localizámos tantos sítios em todo o Egipto”.

Depois de localizar os locais, a equipa começou as escavações. Já está confirmada a descoberta de duas pirâmides na região de Saqqara.

Segundo a BBC, as autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para ajudar a proteger o seu património. Parcak acredita que este método pode encorajar os jovens cientistas e ajudar os arqueólogos em todo o mundo. “Permite-nos ser mais rigorosos no trabalho que fazemos. Perante um sítio enorme, muitas vezes não sabemos por onde começar”.»

2 comentários:

  1. Paulo! Excelente notícia no teu oportuno "post"
    Há muito ainda para escavar... mas se soubermos exactamente onde, vai facilitar bastante.

    ResponderEliminar
  2. Sabemos que ainda não foram encontrados os túmulos de alguns reis do Império Antigo, e certamente que outros reis do Primeiro Período Intermediário poderão ter erigido pirâmides.

    Veja-se o caso de um anódino rei deste apagado período, um tal Kakaré Ibi, cuja modesta pirâmide foi achada em Sakara - apesar de muito arruinada, ao menos tinha lá dentro uma versão dos «Textos das Pirâmides».

    Aguardemos mais notícias de um país que todos os anos nos dá novas revelações.

    ResponderEliminar