quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Templo de Nefertari em Abu Simbel

Este belo monumento, menos mediático e de menores dimensões que o templo de Ramsés II, foi dedicado à Grande Esposa Real de Ramsés II, a rainha Nefertari, e à deusa Hathor.

Na fachada, existem 6 estátuas esculpidas com cerca de 10 metros de altura (quatro representando Ramsés II e as outras duas, Nefertari).

Também este templo foi resgatado da sua posição original para ser preservado da subida dos níveis das águas do Nilo (formação do lago Nasser após a construção da barragem de Assuão).

3 comentários:

  1. Que imponência Jorge, que imponência, uma parte da eficácia está no tamanho..

    ResponderEliminar
  2. pois, e ainda há quem diga que o tamanho não interessa... LOL
    Ramsés parecia dizer aos núbios, "a partir daqui, quem manda sou eu!"

    ResponderEliminar
  3. Os antigos núbios ficaram certamente tão impressionados (como nós hoje) com a magnitude colossal deste templo, feito em homenagem à rainha Nefertari e à deusa Hathor, e ainda muito mais com o outro ao lado erigido em honra de Ramsés II e Ré-Horakhti.

    É sem dúvida uma mensagem política de grande impacto, marcando a presença egípcia naquelas regiões distantes e afirmando o poder divino de Ramsés II - mas é também uma mensagem de amor para com a sua esposa Nefertari, «A mais bela de todas».

    No dia dos namorados, que passou no dia 14 de Fevereiro, todos escrevemos certamente postalinhos de amor com corações - Ramsés II escreveu na pedra o seu amor por Nefertari, a sua esposa preferida... Lá estaremos na Páscoa testemunhando esse gesto sublime.

    ResponderEliminar