domingo, 13 de fevereiro de 2011

O fim da cleptocracia??

Ao que parece, esta foi uma das estátuas recentemente roubadas no museu do Cairo. Também sabemos que quem mais defendeu a integridade do museu, foi precisamente o povo que correu com Mubarak,. Oxalá as eleições sejam de facto livres, e provavelmente seguir-se-ão aqueles que colaboraram com este regime de apropriação da riqueza e dos privilégios só para alguns. Entretanto, o responsável pelas antiguidades egipcias já veio dizer que 8 peças desapareceram desde que a praça foi invadida pelos manifestantes...

2 comentários:

  1. É isso mesmo, António. Com sorte talvez se encontrem as peças antes delas seguirem para colecções privadas as mais variadas, como é hábito nestas situações. Talvez...

    ResponderEliminar
  2. Não se sabe ao certo quantas peças terão desaparecido do Museu Egípcio do Cairo, mas a notícia que uma delas já foi recuperada é motivo para regozijo - trata-se de uma estatueta de calcário pintado do faraó Akhenaton com a coroa azul em pose de oferenda.

    Poderia na verdade ter sido pior, mas o que aconteceu agora, por obra de meliantes que aproveitaram o clima de instabilidade para entrar pelo telhado do edifício, poderá ocorrer de novo - mas resta saber se neste caso houve conivências das «autoridades».

    E ainda querem que se devolvam algumas peças egípcias que se encontram na Europa e nos Estados Unidos, bem expostas, bem conservadas e bem protegidas! Estão muito bem onde estão para serem condignamente apreciadas como património da humanidade.

    Talvez agora o controverso Zahi Hawass, muito ligado ao poder corrupto de Hosni Mubarak, e que esteve recentemente em Portugal para ser doutorado pela Universidade Nova, seja mais comedido quando voltar a clamar para a devolução de certas peças - no fundo ele só o faz para dar nas vistas.

    O próximo número do Boletim da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto (número 17) insere um pequeno artigo sobre este tema, recordando as circunstâncias em que a estatueta de Akhenaton foi recuperada.

    ResponderEliminar