domingo, 6 de fevereiro de 2011

Em Deir el-Bahari


Acima de Hathor, o infinito.



Foto: TMS

2 comentários:

  1. Esta sugestiva imagem da nossa escriba Teresa permite evocar o santuário de Hathor situado no lado sul da área do templo funerário da rainha-faraó Hatchepsut, um santuário reservado, quase secreto, afinal um santuário de amor onde era venerada essa ternurenta deusa.

    Mas o ambiente de recolhimento penumbroso desse espaço quase inacessível perdeu-se de todo porque as lajes de cobertura do tecto já desapareceram fazendo com que as colunas e pilares de capitel hatórico, onde o belo rosto da deusa surge com a habitual iconografia de orelhas de vaca, agora apontem para o azul do céu, para o infinito - dando a muitos visitantes a errada imagem de um espaço litúrgico ao ar livre, o que não era o caso.

    Se a situação no Egipto acalmar, como se prevê, o grupo de viajantes do Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia estará neste magnífico sítio histórico em Abril - desejemos aos nossos estimados amigos uma boa viagem, sob os auspícios de Hathor.

    ResponderEliminar
  2. Claro, Luis Araújo, tinha que comentar.

    ResponderEliminar