sábado, 1 de janeiro de 2011

A moeda no Antigo Egipto






Em tempo de crise, vamos falar de dinheiro... ;-)






No Antigo Egipto, a economia funcionou, durante bastante tempo, baseada num sistema de troca de bens e serviços através de um sistema de equivalências. Já no Império Novo, iniciou-se a utilização do "deben", medida equivalente a aproximadamente 91 gramas, e que podia ser em ouro, prata, bronze ou cobre, para servir de referência e facilitar a transação de produtos e serviços. Havia inclusivamente subunidades, sendo as mais utilizadas o "Kite", correspondendo a 1/10 do "Deben", e o "Chats" que correspondia a 1/12 do "Deben".



O primeiro faraó a mandar cunhar moeda, embora em pequena quantidade, foi Maatibré Hakor (393-380 a.C.) da XXIX dinastia, para pagar os serviços de mercenários gregos contratados para lutar ao lado dos egípcios contra os persas. Mais tarde, já na XXX dinastia, Irmaetenré Djedhor (362-360 a.C.), e Nectanebo II (360-343 a.C.) também emitiram, de forma limitada, moeda.



Foi com a dinastia ptolemaica, a partrir de Ptolemeu I Sóter, que se iniciou a cunhagem generalizada, e a circulação da mesma passou a ser significativa.






Deixo aqui um link com variados exemplos de moedas ptolemaicas






6 comentários:

  1. A moeda que se apresenta em primeiro lugar é da famosa Cléopatra VII, sendo a outra de Ptolemeu I Sóter

    ResponderEliminar
  2. A moeda que está na parte inferior do post é uma rara moeda de ouro de Arsínoe II, esposa de Ptolemeu II Filadelfo

    ResponderEliminar
  3. Belas moedas, sim, e um tema (a numismática) fascinante. O Bode-Museum, em Berlim, tem uma colecção fabulosa e uma exposição igualmente fabulosa a decorrer neste preciso momento: «Great Pieces of Gold in Coins and Medallions».

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post. Estudo o Egito Antigo aqui na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. E tambem sou colecionador de moedas e cedulas. Infelizmente não tenho moedas do Egito Antigo, mas são muito bonitas. Todo o Blog em geral é muito legal...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma moeda do Egito com a esfinge de José filho de Jaco do tempo de faraó quero vender melhor oferta

    ResponderEliminar
  6. Ah, ah, ah, este último comentário é espantoso e grotesco, resta desejar que tenha comprador para a sua «moeda do Egito com a esfinge de José»... Aliás, o próprio José é capaz de ter um colapso quando souber que existem moedas com a imagem dele!!! Mas eu tenho uma proposta mais aliciante que a oferta de Sandra Becker: possuo uma moeda de prata do Neolítico com a imagem de um feiticeiro com um magnífico falo ereto e túrgico pela módica quantia de quatro dólares, e uma ainda mais barata, datada do Paleolítico Superior, com a imagem de um mamute pelo preço de três dólares (em todo o caso, aceitam-se rupias, piastras, rublos, meticais, pesos e reais).

    ResponderEliminar