segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Psusennes I, o faraó do sarcófago de prata



Psusennes I foi o 3º faraó da XXI dinastia, que reinou um período de mais de 40 anos na passagem do 2º para o 1º milénio a.C.

Esta dinastia, foi carac-terizada por grande instabilidade política e social, pelo que já se inclui no 3º Período Intermediário.

A importância deste faraó não tem a ver com os seus feitos ou liderança, porque os não teve, mas porque o seu túmulo em Tânis foi descoberto intacto pelo arqueólogo francês Pierre Montet, em 1939, durante a 2ª Guerra Mundial. Esse facto terá certamente reduzido o impacto de tão importante descoberta, pelo que ainda hoje em dia, este faraó, tem muito menos projecção que Tutankhamon, também ele um faraó de 2º plano.
Embora a múmia se tenha encontrado praticamente destruída, por causa das condições de elevada humidade na necrópole (Tânis, Baixo-Egipto), os restante materiais não perecíveis mantiveram-se totalmente intactos.
Para além do sarcófago exterior em granito vermelho, e do seguinte em granito negro, a múmia estava envolvida num sarcófago de prata maciça, muito pouco comum, dado que a prata era muito rara e valiosa, tendo de ser comprada externamente. Finalmente tinha uma belíssima máscara em ouro maciço, como pode ser apreciada na imagem anexa.


Link com estela de Psusennes I

Link com pormenor sobre ouro

1 comentário:

  1. Psusennes é um nome de influência grega usado por Maneton, sacerdote egípcio do século III a. C., e que é uma adaptação corrompida do nome egípcio Pasebakhaenniut.

    Este nome real é de facto complicado mas ele é importante para percebermos um aspecto típico da XXI dinastia cuja sede era no Delta, em Tânis: a forte influência que o culto de Amon tinha então no Delta e entre a casa real tanita.

    É que o nome de Pasebakhaenniut significa «A Estrela que Brilha na Cidade». A partir daqui duas questões se colocam: quem é a estrela e qual é a cidade aqui evocada?

    Ora a estrela é o deus Amon e a cidade é Tebas, hoje Lucsor. Assim temos: pa seba (a estrela), kha (que brilha) en niut (na cidade).

    Quanto aos objectos de ouro e à joalharia encontrados por Pierre Montet nas escavações dos túmulos reais de Tânis será que vieram dos túmulos do Vale dos Reis entretanto saqueados?

    ResponderEliminar