quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Néctar dos Deuses

Para que os meus amigos escribas, agora com responsabilidades acrescidas pelo domínio das técnicas, não digam que fugi para a eternidade, aqui vai um tema, sempre interessante, a vinhaça. Perdão, queria dizer o rei escorpião. Este controverso primeiro rei (Horus Serek) possuia um túmulo encontrado em Abido, que data de 150 anos antes da 1ª dinastia, o que o coloca a 3170 a.C. Entre outros artefactos, foram encontrados no túmulo mais de 200 jarros de vinho..não vá a eternidade tece-las..

5 comentários:

  1. vem a propósito, hoje li a seguinte notícia no 'Público':
    http://www.publico.pt/Ciências/descoberta-a-adega-de-vinho-mais-antiga-do-mundo_1474762

    ResponderEliminar
  2. Boa Jorge, os dois Jorges, podemos dizer com propriedade que é uma pinga bem envelhecida =)

    ResponderEliminar
  3. Ah, eis o nosso amigo António de regresso! E no meio da pinga evoca um rei sobre o qual se sabe pouco, o chamado rei «Escorpião» (ainda há dúvidas na leitura do nome), que se vê na imagem acima publicada a cumprir um rito que para uns regista a fundação de um templo e para outros a abertura de um canal (é mais provável esta segunda hipótese).

    O objecto, que está muito fragmentado, é o que resta da cabeça de uma maça de pedra, uma arma pré-histórica que depois se converteu num símbolo real (o ceptro hedj). Nessa maça vê-se o rei «Escorpião» com a coroa branca do Alto Egipto - aparentemente nessa altura o país ainda não estava unificado.

    Acima do monarca estão vários estandartes representando províncias do Alto Egipto (entre os quais o estandarte do deus Min) dos quais pendem aves que poderão evocar populações submetidas do Baixo Egipto (Delta), ainda não totalmente submetido.

    Como este monarca «Escorpião» é anterior à I dinastia resolveu-se inclui-lo numa «dinastia 0», com mais seis reis desse tempo cujos túmulos em Abido (Umm el-Kaab) continuam a ser estudados.

    ResponderEliminar
  4. Rei-Escorpião, e eu a pensar que nunca teria havido semelhante rei...

    ResponderEliminar