segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Curso de Escrita Hieroglífica


Para começarmos bem o ano de 2011 nada melhor do que um curso de escrita hieroglífica a partir do dia 4.

2 comentários:

  1. O contributo da nossa escriba Hermínia é muito propositado com um belo exemplo da escrita hieroglífica, recorrendo à palavra gato que em egípcio se escrevia miu mas que certamente se lia miau.

    Como facilmente se conclui, trata-se de uma onomatopeia, neste caso reproduzindo o som característico do gato, e este é um fenómeno que tem outros exemplos na escrita hieroglífica.

    Mas então porque é que a palavra se lê miau e afinal a «letra» a não está escrita? Porque os escribas egípcios não escreviam as vogais, só as consoantes!

    Mas então se não escreviam as vogais porque é que aparece aqui na palavra a «letra» i? Porque neste caso esse i não era uma vogal mas sim uma semi-consoante!

    E pronto, aqui estão alguns cheirinhos para o curso de Iniciação à Escrita Hieroglífica que começa no próximo dia 4 de Janeiro no Museu Nacional de Arqueologia - e as inscrições ainda decorrem durante toda esta semana.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena de não poder participar nesse curso, mas tenho consciência plena da minha falta de jeito para desenhar seja o que for, pelo que seria 100% seguro que onde estivesse um falcão, eu iria desenhar uma galinha, e onde estivesse uma cobra-capelo eu iria desenhar uma minhoca. Dar-me-iam chibatadas e pôr-me-iam a um canto, engalanado não com plumas de avestruz mas com ...orelhas de burro;-)

    ResponderEliminar