domingo, 2 de janeiro de 2011

Os fabulosos modelos de madeira do Império Médio I





Aqui vos apresento os modelos de madeira do vizir Meketré, que foi vizir nos reinados dos faraós Mentuhotep II, III e IV, ( XI dinastia) e no início do reinado de Amenemhat I (XII dinastia), demonstrando uma longevidade bem acima do habitual nesta época. O seu túmulo (TT280) encontra-se localizado em Sheikh-Abd-el-Qurna.
Foram encontrados, nesse túmulo, inúmeros modelos em madeira bastante graciosos e que demonstram cabalmente a forma como os egípcios executavam determinadas tarefas.
São documentadas desta forma, várias cenas correspondentes ao quotidiano na época do Império Médio, tais como: a contagem de animais, cenas de pesca e de navegação, moagem da farinha e fabrico do pão assim como de cerveja, cenas de tratamento e de abate do gado, cenas de carpintaria, cenas de actividade militar, etc.
Chamo a atenção para o cuidado feito, no controlo e contabilização, atendendo ao número de escribas envolvidos em algumas dessas tarefas. Os egípcios, desde muito cedo, controlavam exaustivamente o resultado das colheitas e da produção de riqueza, para que fosse aplicado o imposto julgado adequado.
Trago-vos estas imagens do Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, onde se encontram parte importante destas peças. Outra parte do espólio encontra-se no Museu Egípcio do Cairo, e será objecto do post seguinte.

Link com mais fotografias

Sem comentários:

Enviar um comentário