segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um curioso estilo artístico: a estátua-cubo

Após os tormentos do Primeiro Período Intermediário, as artes florescem de novo com a reunificação do Egito sob a XI e depois a XII dinastia, durante a época esplendorosa do Império Médio. Surgem ou ressurgem antigos e novos estilos artísticos.

A estatuária tem então a particularidade de desenvolver um curioso estilo de representação o qual será muito em voga nos séculos seguintes: a estátua-cubo. Esta bizarra forma exibe a figura da pessoa em forma de cubo, com apenas a cabeça em destaque e por vezes delineando os braços e mãos. O modelo cúbico permitiu que inúmeras sobrevivessem até aos nossos dias.

A imagem acima representa um tal de Hetep e data da XII dinastia. Presumo que se trate de um funcionário, mas se quiserem ter mais informação, deixo a quem sabe a leitura dos hieróglifos presentes na estátua!

Para os que pretendam conhecer um pouco mais sobre a arte do Império Médio, podem consultar o site http://umolharsobreomundodasartes.blogspot.com/2009/03/medio-imperio-apos-o-periodo-de.html

6 comentários:

  1. Sempre achei muito intrigante as estatuas-cubo...

    ResponderEliminar
  2. Não consegui seguir o link, mas pesquisei no blog em questão e encontrei coisas muito interessantes sobre a arte egipcia. :)

    Ana C.

    ResponderEliminar
  3. Pois! Aqui a Ana C. tem toda a razão. O link não funciona porque devia acabar em ".html" e como podem reparar tem 2 letras trocadas (hmtl).
    Claro que, com essa correção, já se pode aceder ao referido site, mas seria melhor o autor Fernando Azul editar o post e corrigir esse erro.

    ResponderEliminar
  4. Caros colegas, obrigado pela observação. Já está reparado e espero que agora possam aceder ao site sem dificuldade.

    ResponderEliminar
  5. :)
    Realmente assim é melhor. Eu consegui à mesma lá chegar, mas assim é mais directo. :)

    Ana C.

    ResponderEliminar
  6. As estátuas-cubo surgem na escultura a partir do Império Médio, com o claro desejo de compactizar as estátuas, evitando quaisquer saliências notórias e tornando a obra mais coesa e, por isso mesmo, indestrutível - a ideia resultou plenamente porque muitas chegaram intactas até aos nossos dias.

    Quanto à personagem acima representada, ela surge num estilo típico das primeiras formas deste género de imagens, ainda com as vigorosas pernas destacadas, mas depois no Império Novo a maioria das estátuas-cubo apenas tem a cabeça destacada emergindo do bloco cúbico destinado a receber as inscrições.

    As inscrições hieroglíficas frontais distribuem-se aqui por três áreas, figurando ao centro um texto que começa pelo típico exórdio de hotep-di-nesu, isto é, «oferta que faz o rei», seguindo-se a lista dos produtos solicitados: «mil pães e jarros de cerveja, carne de bovino e de aves, recipientes, roupas, tudo coisas boas e puras onde o deus esteja, para o ka de...» (não se percebe o resto).

    A coluna da esquerda não se consegue ler bem, mas ainda assim percebe-se que o funcionário tem o título de «amigo único» (semer uati), enquanto na coluna da direita se lê que ele é «justificado (imakh) perante Anúbis, que está em cima da sua colina, nobre (iri-pat), governador (hatiá), tesoureiro (sedjauti-biti)...»

    ResponderEliminar